Joan Ángel Román, antiga promessa do Barcelona, que jogou também no Manchester City, decidiu mudar de nome. Inspirado em um dos personagens protagonistas da série de desenho animado, Dragon Ball, o jogador mudou oficialmente seu nome para Goku.
O anúncio foi feito pelo Instagram de Joan, em uma publicação que justificava a substituição do próprio nome, “escolhi esse nome porque me identifico com os valores e o que representa para mim: perseverança, empatia, crescimento contra os obstáculos, luz, positividade”.
De acordo com o IOL, para o jogador é mais do que uma mudança de nome, trata-se de uma mudança de personalidade. “Estou agradecido ao Joan por tudo o que vivi. Os aspectos positivos e os ensinamentos que me deixou, mas agora sou Goku”, diz o atleta. Por fim, o jogador pediu respeito dos fãs, “apenas peço que respeitem a minha decisão, como muitas pessoas estão fazendo. Sempre em frente, envio muito amor a todos vocês”.
Joan Román, chegou a ser apontado como um dos jogadores mais promissores do futebol mundial. Esteve de 2009 a 2012 no Manchester City e depois vestiu a camisa do Barcelona. Em 2015/16 foi contratado pelo Sp. Braga, mas foi emprestado ao Nacional. Logo depois jogou na Polónia, no Chipre e na Grécia e agora está de volta à Polónia, jogando o Miedz Legnica, do segundo escalão. A partir desta temporada, o atleta passou a ser Goku e a camisola com que joga no Miedz Legnica já foi alterada com o novo nome.