O jogador Juan Manuel Izquierdo, zagueiro do Nacional do Uruguai, faleceu na noite desta terça-feira (27) em São Paulo. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, localizado na Zona Sul da capital paulista, desde a última quinta-feira (22), após ter passado mal durante uma partida da Copa Libertadores contra o São Paulo.
Izquierdo, de 27 anos, foi socorrido ainda em campo durante o segundo tempo da partida, que aconteceu no estádio do Morumbi, pelas oitavas de final da competição. Ele foi encaminhado ao hospital com um quadro de arritmia cardíaca. Desde então, seu estado de saúde vinha se deteriorando, conforme os boletins médicos divulgados ao longo dos dias.
Na noite da última segunda-feira (26), um boletim médico informava que Izquierdo estava “dependente de ventilação mecânica e com quadro neurológico crítico”. A equipe médica relatou também que o jogador apresentava “progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana”.
O Nacional do Uruguai confirmou a morte do jogador em suas redes sociais, expressando profunda tristeza pela perda. “Com a mais profunda dor e impacto em nossos corações, o Club Nacional de Football comunica o falecimento do nosso querido jogador Juan Izquierdo. Expressamos nossas mais sinceras condolências a sua família, amigos e colegas. Todo o Nacional está de luto por sua perda irreparável. Descanse em paz. Juan estará para sempre conosco”, afirmou o clube em nota.
Izquierdo era uma figura respeitada tanto por seus companheiros quanto pelos adversários, conhecido por sua dedicação e profissionalismo dentro e fora dos gramados. Sua morte gerou comoção no mundo do futebol, com clubes e jogadores de diversos países expressando suas condolências e solidariedade à família e ao Nacional.
A causa exata do mal súbito que levou ao falecimento de Izquierdo ainda não foi completamente esclarecida, e exames adicionais devem ser realizados para determinar as circunstâncias que culminaram na morte do atleta.