Para quem estreou no mercado nacional em 2011, o lançamento do quinto SUV (T6, T5, T40 e T50, sem contar versões com câmbio manual ou automático) chama a atenção pela sintonia com a incondicional preferência do consumidor. Não é pouco. Atenta, portanto, aos anseios do público, que tem preterido os tradicionais sedãs, hatches e minivans em favor dos “jipinhos”, a marca, representada no Brasil pelo Grupo SHC, impõe-se novo desafio.
O JAC T80, como legítimo topo de gama, irá seguramente elevar o status da JAC Motors na percepção de luxo, requinte, desempenho e sofisticação. Mais do que quebrar paradigmas, no entanto, a missão do JAC T80 é importante: ele provará ao consumidor que, sim, é possível adquirir um SUV de 7 lugares por menos de R$ 140 mil com absolutamente todos os recursos tecnológicos disponíveis em modelos bem mais caros.
De início, o SUV da JAC oferece medidas generosas – 4,79 metros de comprimento –, visual moderno e imponente, desenvolvido no Centro de Design da JAC Motors, em Turim, Itália. Por dentro, além de oferecer verdadeiramente sete lugares, tendo sido concebido já na fase do desenvolvimento com essa capacidade, o JAC T80 prima pela sofisticação. O acabamento é refinado e a lista de equipamentos premia o cliente com o pacote mais generoso do mercado brasileiro. E tudo isso por um preço extremamente competitivo para a realidade do nosso mercado: ele parte de R$ 139.990.
Embora seja oferecido na faixa de preço de SUV’s médios com 5 lugares, como Hyundai New Tucson e Kia Sportage (ambos com 4,48 m de comprimento), Mitsubishi Eclipse Cross (4,40 m) e Jeep Compass (de 4,42 m de comprimento), o JAC T80, a julgar por seu porte avantajado, nível de equipamentos de série e desempenho, poderá ser comparado aos SUV´s de 7 lugares e categoria superior: VW Tiguan (4,70 m), Hyundai Santa Fe (4,69 m), Kia Sorento (4,80 m) e Mitsubishi Outlander (4,70 m). O modelo chinês possui 4,79 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,76 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos, o que garante, por exemplo, a acomodação de três adultos no banco traseiro com notável conforto.
Além das amplas dimensões, que efetivamente permitem a acomodação de sete pessoas, não é exagero afirmar que o JAC T80 garante um nível inigualável de equipamentos de série. Ele repete os itens já constantes em outros SUV´s da marca, já na chamada “versão básica”, ou seja, o Pack 2:
• chave Keyless
• fechamento dos vidros com comando na chave
• rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores
• faróis com acendimento automático
• luzes diurnas de LED (DLR)
• faróis com regulagem elétrica de altura
• luzes de conversão estática
• sensor de chuva
• cruise control
• sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
• computador de bordo
• volante multifuncional
• bancos em couro
• câmera de ré
• câmera 360
• freios com ABS, BAS e BOS
• assistente de partida em rampa (HSA – Hill Start Assist)
• controles eletrônicos de tração e estabilidade (TCS e ESP)
• TPMS
• assentos Isofix
• vidros com acionamento elétrico e antiesmagamento
• retrovisores com acionamento elétrico e rebatimento
Mas o T80 vai além. O modelo contém:
• painel Digital Active Info Display, com tela de 12,3 polegadas em LCD e três opções temáticas
• tela multimídia de 10 pol no console, com conectividade que inclui espelhamento com Android e iOS.
Vai além mesmo. O JAC T80 exibe ainda:
• seis air bags (frontais, laterais e tipo “cortina”)
• direção elétrica progressiva com 3 modos de ajuste (leve, normal e pesada)
• freio de estacionamento elétrico
• ar-condicionado digital Dual Zone
• rodas de liga aro 18
• bancos dianteiros com ajustes elétricos, sendo o do motorista com memorização, resfriamento, aquecimento e massageador.
E ainda há um pacote de opcionais que faz seu preço chegar ao valor de R$ 145.990, e que inclui:
• Infinity Premium Sound Sistem HI FI com 280 Watts RMS e 10 alto-falantes
• teto solar elétrico panorâmico duplo Command View
Dinamicamente, o JAC T80 cumpre com tranquilidade seu papel de utilitário-esportivo. Garante ótima performance em condições favoráveis de piso, graças ao motor 2.0 turboalimentado (com intercooler) de 210 cv e 300 Nm de 1.800 a 4.000 rpm, que atua em conjunto com o câmbio DCT (Dual-Clutch Transmission, ou caixa de dupla embreagem). O T80 atinge 217 km/h e precisa de apenas 9,2 segundos para sair da imobilidade e alcançar 100 km/h.
Igualmente responsável pela segurança ao rodar, mesmo em altas velocidades, é a suspensão independente nas quatro rodas (MacPherson na frente e Multilink na traseira) e o conjunto de recursos eletrônicos que preservam aderência e estabilidade em curvas. Mas o T80 também preserva o espírito aventureiro de um SUV. Muito versátil em razão da boa altura do solo (22 cm), o JAC T80 tem boa performance em pisos acidentados.
Já o conjunto de freios traz discos nas quatro rodas com ABS, BAS e BOS, sendo esses dois últimos, respectivamente, Brake Assist System e Brake Overide System, isto é, assistência em frenagens de pânico e sistema de “cancelamento”, que atua quando se pisa simultaneamente em freio e acelerador (é cortada a potência do motor, prevalecendo a segurança das frenagens). As rodas são de liga leve aro 18” e têm desenho exclusivo, calçando pneus 235/60 R18. A direção é um capítulo à parte. Oferece sistema elétrico progressivo, o que garante maior conforto e segurança ao dirigir sem subtrair potência do motor como nos sistemas hidráulicos, e três modos de condução: leve, normal e pesada.
Configurado para atender aos anseios de uma família de até sete pessoas, o novo integrante da família JAC Motors possui porta-malas de 620 litros de capacidade, que ainda permite expansão com o rebatimento das duas fileiras de bancos e que pode chegar à capacidade de 1.550 litros. Conforto e comodidade são pontos altos do carro. Por intermédio da suspensão independente nas quatro rodas, o JAC T80 roda macio, sem a rispidez característica de alguns rivais.