Dois irmãos foram detidos pela Polícia Militar de Araras (SP), nesta quinta-feira (27), sob acusação de ameaça, desacato, resistência e desobediência. Segundo a PM, durante abordagem aos dois, que estavam de carro, eles passaram a ofender e ameaçar os militares.
De acordo com a equipe, durante patrulhamento ostensivo pelo bairro José Ometto, foi dado ordem de parada ao condutor de um VW Gol, que trafegava pela Rua do Pedreiro, para fins de fiscalização de trânsito.
No carro estavam os irmãos, que foram identificados, mas, quando os policiais pediram que apresentasse o documento do veículo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o que estava ao volante respondeu que não possui habilitação para conduzir veículo automotor.
Ao saber que o veículo seria recolhido ao pátio, de acordo com os policiais, o indivíduo passou a xingar a equipe, dizendo palavrões, demonstrou-se exaltado, hostil e resistente às ordens legais.
Nesse momento, seu irmão permaneceu no local sem intervir fisicamente, porém proferindo ameaças à equipe, afirmando, repetidas vezes que os policiais “estavam ferrados” por estarem realizando a contenção de seu irmão.
Diante da agressividade do condutor e visando garantir a integridade física da equipe, bem como do próprio abordado, foi necessário o uso seletivo e progressivo da força, resultando na contenção física e utilização de algemas, conforme Súmula Vinculante 11.
Após estabilizada a ocorrência, os dois foram conduzidos à UPA da Zona Leste, para realização de exames cautelares, e posteriormente apresentados no Plantão Policial para as medidas de polícia judiciária.




