O Serviço de Água e Esgoto de Iracemápolis deu início a um levantamento de ligações irregulares e clandestinas no fornecimento de água em toda a cidade. A medida é parte das ações de combate às perdas, em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pela prefeitura com o Ministério Público do Meio Ambiente.
O objetivo do levantamento é identificar problemas como ligações clandestinas, hidrômetros com problemas, como tampa fechada, visor embaçado, tempo de uso, entre outros. Também serão verificados hidrômetros invertidos, casos em que a leitura se torna impossível e hidrômetros quebrados. Além disso, serão observadas construções que não possuem hidrômetros instalados.
Após a conclusão do levantamento, os proprietários serão notificados e as devidas providências serão tomadas. A intenção é garantir que todos os usuários da rede de abastecimento de água estejam em conformidade com as normas estabelecidas e contribuam para a redução das perdas no sistema.
A medida é importante para evitar desperdícios e garantir o uso racional da água, recurso natural precioso e cada vez mais escasso em muitas regiões do país. Além disso, a ação é fundamental para manter a qualidade do fornecimento de água e assegurar que todos os usuários paguem pelo consumo real.
Serão identificados problemas como:
– Ligações clandestinas,
– Hidrômetros com problemas (tampa fechada, visor embaçado, tempo de uso, entre outros…),
– Hidrômetros invertidos,
– Impossibilidade de leitura,
– Hidrômetros quebrados,
– Construções sem hidrômetros, entre outros.