O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania e delegado do Inmetro, realizou a verificação metrológica dos radares instalados em Limeira, na última quarta-feira (29). O objetivo da verificação foi garantir que a leitura dos radares está de acordo com a velocidade permitida nas vias públicas e que a velocidade marcada pelos equipamentos está em conformidade com a legislação.
Os radares verificados foram instalados nos seguintes endereços: Via Luiz Varga, km 2; Via Francisco d’Andrea, km 6; Via Francisco d’Andrea, km 5; Avenida Major Levy Sobrinho, nº 1296; Via Antônio Cruãnes Filho, km 15; e Rua Prefeito Dr. Alberto Ferreira, próximo à avenida Comendador Agostinho Prada.
De acordo com a Portaria Inmetro 158/2022, é obrigatória a verificação metrológica dos radares uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo. O processo de verificação leva de 20 minutos a uma hora e é realizado pelos fiscais do Ipem-SP em conjunto com a equipe da empresa responsável pelos equipamentos.
Caso o radar seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Em caso de reprovação, a empresa fabricante é notificada para corrigir o erro.
A verificação dos radares é importante para a aplicação de multas em caso de excesso de velocidade. Em 2022, o Ipem-SP verificou 9.774 radares em todos os municípios do estado de São Paulo.
Os radares podem ser medidores por radar propriamente dito, que transmitem e recebem ondas contínuas na faixa de micro-ondas, medidores ópticos, que projetam um feixe de luz (laser) no veículo alvo, e medidores de sensores de superfície, que utilizam sensores instalados na superfície da via para detectar a passagem do veículo. Em geral, os medidores são constituídos por um dispositivo de detecção, um dispositivo de medição, um dispositivo de processamento, um dispositivo de armazenamento e um dispositivo de registro óptico.