Quatro meses após a eliminação doída para o Maringá nas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro, a Internacional volta a campo. O Leão faz sua estreia no Paulistão diante do Guarani, às 16h, no Limeirão.
É a 2ª rodada do melhor Estadual do país, mas no meio de semana a Veterana não esteve em campo, ao contrário do Bugre que venceu o Botafogo por 2 a 0, no Brinco de Ouro da Princesa.
Como o São Paulo realiza sua pré-temporada nos Estados Unidos, o confronto contra o Leão, que seria na quarta passada no Morumbis, passou para o dia 10 de fevereiro, uma segunda-feira, às 21h30, no Mané Garrincha, em Brasília.
Alguns comemoraram os dias a mais de preparação. Outros, como é o caso do técnico Felipe Conceição, entendem que seria melhor enfrentar o São Paulo logo de cara, pois muitos jogadores ainda estão sem ritmo, voltando das férias.
A Inter disputou um total de dez jogos-treinos do fim do ano até agora. Foram cinco vitórias, dois empates e três derrotas.
A Inter contratou 16 reforços para o Paulistão. Chegaram ao Leão os goleiros Igo Gabriel (Botafogo/RJ) e Vinícius Barreta (Figueirense), os laterais Felipe Albuquerque (ABC), JP Galvão (Botafogo/RJ), Félix Jorge (Paraná Clube) e Juan Tavares (Cuiabá), os zagueiros Roberto Rosa (Avaí) e Carlão (Almería, da Espanha) e os volantes Flávio (América/MG), Maurício (Athletic/MG), Bernardo (Coritiba) e Ramon Carvalho (Ponte Preta) e os atacantes Pablo Diogo (Ituano), Ruan Ribeiro (Palmeiras), o equatoriano Ronie Carrillo (Juventude) e Alex Sandro (Botafogo/SP).
Além deles, o zagueiro Gui Mariano e o volante Lucas Buchecha retornaram de empréstimo. A Inter inscreveu 26 jogadores para esta estreia. Apenas os volantes Lucas Buchecha, machucado e Ramon Carvalho, que pediu 15 dias para entrar em forma, ficam de fora. O técnico Felipe Conceição vai iniciar o Paulistão no 3-5-2.
Um tabu estará em jogo esta tarde. A Inter não vence na estreia de Paulistão desde 2002, quando fez 3 a 0 na Portuguesa Santista, no Major Levy. De lá para cá foram um empate e seis derrotas. No ano passado a Portuguesa venceu por 3 a 2, de virada, no Limeirão.
Das 28 estreias até hoje, foram seis vitórias, doze empates e dez derrotas leoninas. Treze delas foram no Major Levy, com quatro vitórias leoninas, quatro empates e cinco derrotas.
No Paulistão do ano passado, a Inter venceu o Guarani, em pleno Brinco de Ouro da Princesa, por 1 a 0, gol de Quirino aos 50 minutos do 2º tempo.
Já o último encontro no Limeirão foi no Paulistão de 2021. Com um gol de Mardley aos 35 minutos do 2º tempo, a Inter, do técnico Thiago Carpini, venceu por 1 a 0.
Vale lembrar que no Paulistão de 2020 a Inter perdeu duas vezes para o Guarani: 4 a 0, no Limeirão e 2 a 1, em Araraquara (Troféu do Interior). E em 2023, com campo neutro (Limeirão estava interditado), o Guarani goleou por 5 a 0, no Walter Ribeiro, em Sorocaba.
No geral são 62 confrontos entre os rivais, com 13 vitórias leoninas, 27 empates e 22 vitórias bugrinas. Leão marcou 66 gols e sofreu 91, saldo negativo de 26 gols.
No Limeirão foram 23 duelos, com sete vitórias leoninas, sete vitórias bugrinas e nove empates. O Leão marcou 27 gols e o Bugre também 30.
A preocupação no Guarani é que dois titulares deixaram a partida de estreia lesionados. O volante Anderson Leite, ex-Chapecoense, precisou ser substituído ainda no primeiro tempo. Giva, ex-Inter de Limeira entrou em seu lugar e marcou um dos gols. Já o zagueiro Márcio Silva pediu para sair na etapa complementar. Titi foi o substituto.
Números
A Inter tem 743 jogos pelo Paulistão. Foram 237 vitórias, 230 empates e 276 derrotas. Seu ataque marcou 800 gols e sua defesa sofreu 898, saldo negativo de 98 gols. O aproveitamento é de 42,2% (conquistou 941 pontos de 2.229 possíveis.
A Inter fará seu jogo de número 364 no Limeirão em se tratando de Paulistão. São 154 vitórias, 112 empates e 97 derrotas, ou seja, um aproveitamento de 52,7% – faturou 574 pontos de 1.089 possíveis. Seu ataque marcou 453 gols e sua defesa sofreu 347, saldo positivo de 106.
Internacional x Guarani
Internacional – André Luiz; Carlão, Gui Mariano e Roberto Rosa; JP Galvão, Flávio, Iba Ly, Albano e Leocovick; Alex Sandro e Ruan Ribeiro. Técnico – Felipe Conceição.
Guarani – Gabriel Mesquita; Yan Henrique, Raphael Rodrigues, Márcio Silva (Titi) e Emerson Barbosa; Nathan Camargo, Giva, Isaque e Caio Mello; Eliseu Manuel e Matheus Régis. Técnico – Maurício Souza.
Árbitra – Marianna Nanni Batalha
Auxiliares – Neuza Ines Back e Leandro Matos Feitosa.
Local – Limeirão, às 16h.