Mais um tabu para a Internacional tentar quebrar. Faz 10 anos que o Leão não consegue derrotar a Ferroviária jogando no Limeirão. Os times se enfrentam neste sábado, às 16h, em jogo decisivo pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série D.
A última vitória leonina sobre a Ferrinha no Major Levy aconteceu em 31/08/2013, pela Copa Paulista. Ou seja, há 10 anos. O placar foi de 2 a 0, gols de Serginho Mendes e Dudu. O alvinegro era comandado por Paulo Cezar Catanoce.
De lá para cá foram cinco confrontos no Limeirão, com dois empates sem gols e três vitórias do time de Araraquara.
A última foi em 18 de junho de 2022, pela Série D. Com um gol de falta do meia Júlio Vítor aos 40 minutos do 1º tempo, o time grená venceu por 1 a 0. O técnico leonino era Roger Silva. Rafael Pin alegou um desvio na barreira, mas para muitos houve falha do goleiro, uma vez que a bola foi em seu canto.
Inter e Ferroviária já se enfrentaram 20 vezes no Limeirão, contando apenas os jogos oficiais. São sete vitórias leoninas (quatro por 1 a 0), oito empates (quatro por 1 a 1 e três por 0 a 0) e cinco vitórias da ferrinha. O alvinegro marcou 20 gols e sofreu 16.
Será a 57ª vez que os times vão se enfrentar na história (aí incluindo os amistosos). Veja só o equilíbrio: 19 vitórias leoninas, 18 da ferrinha e outros 19 empates. O alvinegro marcou 66 gols e sofreu 66.
Vale lembrar que no primeiro turno da atual Série D, a Inter deu uma aula de futebol em Araraquara e venceu por 2 a 1, com gols de João Felipe e Kadu. Foi a melhor exibição do Leão nos últimos anos.
E sobre tabu, recentemente a Inter quebrou o tabu de não vencer o XV de Piracicaba há 17 anos no Barão da Serra Negra. Vitória por 1 a 0, gol do atacante Mateusinho.
Com a inesperada derrota em casa para o CRAC por 1 a 0, no último sábado – gol aos 49 minutos do 2º tempo -, a Inter deixou o G-4 do Grupo A-7, caindo para o quinto lugar, com 15 pontos. Mas em caso de vitória sobre a Ferroviária, o time de Júnior Rocha volta para o G-4, uma vez que a Ferrinha é a terceira colocada com 17 pontos. Ou seja, é um confronto direto a três rodadas do fim.
O treinador leonino terá a volta do volante Fabiano, que cumpriu suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. Já o centroavante Carlão foi dispensado no começo da semana após se desentender com a torcida pelos gols perdidos e pelo jejum de gols em dez jogos.
Os recém-contratados Luís Carlos, goleiro e Joel Vinícius, atacante, ainda não devem começar como titulares. Uma provável Inter para este sábado: Victor Golas; Muriel, Franklin, Diego Jussani e Gustavinho; Vinícius Kiss, Lucas Buchecha e Kauê; Mateusinho, Gonzalo Fornari (Kadu) e João Felipe.
Desde a demissão de Elano Blumer após o empate em casa com o Patrocinense por 1 a 1, a Ferroviária vem em uma ascensão na Série D. Nos últimos cinco jogos, conquistou quatro vitórias. Venceu duas vezes o Cascavel: 1 x 0, em casa e 5 a 1, no Paraná, o CRAC, em Catalão, por 1 a 0 e goleou o XV de Piracicaba por 4 a 2, na Arena Fonte Luminosa. A única derrota foi para o Patrocinense, em Minas Gerais, por 1 a 0.