Três jogos para definir a permanência ou não da Internacional no Paulistão. O Leão enfrenta o Velo Clube, hoje às 16h, no Estádio Benito Agnello Castellano, em Rio Claro, pela 10ª rodada da primeira fase.
É a primeira grande batalha que a Inter terá nesta reta de chegada. O Leão terá na sequência o Água Santa, em Diadema e o Santos, de Neymar, no Limeirão.
Os dois times somam seis pontos e correm um sério risco de rebaixamento. A única diferença é que o Rubro-Verde tem uma vitória (2 x 1 Santos). E esse é o critério de desempate que faz o time da cidade azul estar na frente da classificação e fora da zona da degola. Isso porque o Água Santa também tem uma vitória, mas um saldo de gols inferior: -10 x -5.
A Inter soma seis empates e três derrotas. É o único time que ainda não venceu na competição. Na lanterna, hoje estaria rebaixado.
O Velo tem uma vitória, três empates e cinco derrotas. Mas vem de um empate heroico diante dos titulares do São Paulo, no Mané Garrincha, em Brasília, por 3 a 3. Por três vezes esteve atrás do placar, mas empatou com Silas, Daniel Amorim e Jefferson Nem (47 do 2º tempo).
Na Inter, o técnico Márcio Fernandes vai mexer novamente na equipe. Na defesa, o lateral JP Galvão assumirá o lugar do lesionado Felipe Albuquerque. Roberto Rosa volta para a zaga no lugar de Alysson Dutra.
No meio de campo, Flávio deve ficar com a vaga de Bernardo. E no ataque, Ruan Ribeiro, Ronie Carrillo e Rafael Silva brigam pela vaga de Alex Sandro, que vai para o banco de reservas.
O Velo Clube terá dois importantes retornos. O lateral-direito Yuri Ferraz e o volante Marcelo cumpriram suspensão diante do São Paulo e estão confirmados no time de Guilherme Alves.
Desde 2010 os times se enfrentaram quatro vezes no Benitão. Na Segundona daquele ano, o Leão venceu em pleno Benitão por 1 a 0, gol de Fernando Russi. No mesmo ano, só que na segunda fase, o Velo deu o troco na Inter e venceu no Benitão por 3 a 1. O gol leonino foi de Danilo.
Como ambos subiram para a Série A-3, um novo confronto aconteceu no Benitão em 2011. O placar foi de 2 a 2 e os gols leoninos foram de Rony e Lucas Biselli.
O último encontro entre os rivais no estádio da Rua 3 aconteceu em 2019, pela Copa Paulista. O Velo venceu a Inter por 2 a 0, gols de Pedro Henrique e Niander.
Cartões
A Inter já recebeu 32 cartões neste Paulistão, sendo três vermelhos e 29 amarelos. Foram expulsos o zagueiro Roberto Rosa contra a Portuguesa, o lateral-esquerdo Juan Tavares diante do São Paulo e o preparador de goleiros Vagner Mora frente ao Palmeiras.
Já cumpriram suspensão pelo acúmulo de três amarelos o lateral-esquerdo Leocovick, os volantes Flávio e Iba Ly.
Entram em campo hoje pendurados com dois cartões amarelos os zagueiros Roberto Rosa e Eduardo Porto, o volante Marlon e o centroavante Rafael Silva.
Com um amarelo estão o goleiro Igo Gabriel, os zagueiros Carlão, Gui Mariano e Alysson Dutra, o lateral JP Galvão, os volantes Bernardo e Lucas Buchecha, o meia Rhuan e o atacante Alex Sandro.
Vale lembrar que o ex-técnico Felipe Conceição recebeu dois amarelos por reclamação.
Velo Clube x Internacional
Velo Clube – Pablo; Rafael Ribeiro, Julio Vaz e Gabriel Mancha; Yuri Ferraz, Marcelo Augusto, Pedro Favela, Silas e Léo Campos; Jefferson Nem e Daniel Amorim. Técnico – Guilherme Alves.
Internacional – Igo Gabriel; Eduardo Porto, Carlão e Roberto Rosa; JP Galvão, Flávio (Bernardo), Marlon, Albano e Leocovick (Alysson Dutra); Rhuan e Ruan Ribeiro (Ronie Carrillo). Técnico – Márcio Ribeiro.
Árbitro – João Vitor Gobbi
Local – Estádio Benito Agnello Castellano, às 16h.