Se Inter pudesse escolher, com certeza ela pularia o jogo contra o São Paulo, hoje às 21h35, no Morumbi, e iria diretamente para o confronto contra o Água Santa para decidir sua sorte no Paulistão.
Como isso não é possível, o jeito é poupar os pendurados e os mais desgastados fisicamente para focar no jogo mais importante que será no sábado de Carnaval. Ouça o jogo desta noite pelo Rápido no Ar e pela Rádio Melhor AM e FM.
Mesmo com chances de classificação para as quartas de final, todos da Inter sabem que o objetivo agora é não cair. Com 10 pontos, o Leão ainda corre risco de descenso. O alvinegro precisa de uma vitória nos quatro jogos que lhe resta: São Paulo e Ferroviária fora de casa, Água Santa e Guarani em casa para permanecer pelo quinto ano consecutivo na A-1.
A derrota para o Santo André por 1 a 0, domingo no Limeirão, foi frustrante e deu uma verdadeira murchada em todo mundo: elenco, diretoria, torcida e imprensa. De uma rodada para outra a chavinha literalmente mudou. O assunto classificação foi deixado de lado e novamente passamos a olhar para a parte de baixo da tabela. Ficamos receosos novamente.
Por outro lado, não teria momento melhor para enfrentar o São Paulo do que agora. Primeiro, porque o Tricolor tem a segunda melhor campanha no geral e está muito próximo da classificação, ou seja, pode jogar com um time alternativo. Segundo, porque Rogério Ceni tem inúmeros problemas, principalmente com os jogadores lesionados. E terceiro, porque na vitória de domingo sobre o Santos por 3 a 1, o desgaste foi enorme. A chuva forte castigou fisicamente os titulares.
Pintado vai mexer na equipe, é óbvio. A tal “gratidão” pelos que os jogadores titulares fizeram até agora terminou com a derrota inesperada de domingo. Agora são os melhores que precisam jogar. Pena que Fernando Canesin, vetado pela segunda vez, nem viajou com a delegação.
Para começar, o titular Everton Britto está vetado, com uma lesão na coxa. Como Chrigor não aproveitou mais uma chance que teve – apesar de bastante protegido pelo treinador -, chegou a vez de Bill começar como titular.
Jonathas, pendurado com dois cartões amarelos, poderá ser preservado para o jogo contra o Água Santa. Nesse caso, Eliandro pode começar como titular.
Até agora o reforço só jogou alguns minutos no Allianz Parque. Mas por outro, Pintado pode apostar no fator motivação, isso porque Jonathas já fez gol no Tricolor jogando pelo Corinthians – aliás seu único gol pelo Timão em sete jogos.
A defesa deverá ser a mesma de domingo. Já no meio de campo, Uilliam Correia, outro pendurado e desgastado, deve dar lugar a Jean Martim. A grande dúvida do treinador é poupar ou não Matheus Oliveira. O principal jogador da Inter até aqui também tem dois cartões amarelos. O risco de perdê-lo para sábado é grande, pois além de armar o time, ele vem ajudando e muito na marcação.
Se Pintado não quiser arriscar – o que seria bastante coerente -, pode escalar Bruno Menezes para fazer essa função no Morumbi. Revelado pelo Palmeiras, o meia entrou muito bem no segundo tempo contra o Santo André e há tempos vem pedindo uma chance no time titular.
A Inter faz o seu quinto jogo como visitante. Até agora tem 50% de aproveitamento, pois venceu Mirassol e Portuguesa, ambos por 1 a 0 e perdeu para São Bento (1 x 0) e Palmeiras (2 x 0).
Já o São Paulo disputou quatro jogos no Morumbi neste Paulistão e venceu dois: 4 x 1 Portuguesa e 3 x 1 Santos. O Tricolor empatou sem gols com o Ituano e perdeu para o Corinthians por 2 a 1.
São Paulo
O São Paulo terá três desfalques certos contra a Internacional. O atacante Luciano recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Santos por 3 a 1 e está suspenso. O lateral-direito Orejuela e o lateral-esquerdo Welington foram diagnosticados com estiramentos no músculo posterior da coxa e estão vetados pelo departamento médico.
Na direita, a opção deve ser Nathan, que voltou de empréstimo do Coritiba. O jogador entrou durante o clássico. Igor Vinícius e Rafinha, jogadores da posição, seguem em tratamento.
Na esquerda, Ceni deverá utilizar Caio Paulista, que fez essa função no Fluminense. Outra opção seria Patryck, campeão do Sul-Americano Sub-20 com a Seleção Brasileira.
O zagueiro Alan Franco, que reclamou de dores no clássico de domingo, não teve lesão diagnosticada e está liberado para atuar. Os zagueiros Diego Costa e Arboleda devem retornar ao time apenas após o Carnaval. A boa notícia para Rogério Ceni é o retorno do volante Rodrigo Nestor.
O São Paulo soma 14 pontos e lidera o Grupo B do Paulistão. O time possui no momento a segunda melhor campanha no geral, atrás apenas do Palmeiras, que está invicto e soma 20 pontos.
São Paulo x Internacional
São Paulo – Rafael; Nathan, Alan Franco, Beraldo e Caio Paulista; Jhégson Méndez, Pablo Maia, Rodrigo Nestor e Wellington Rato; Galoppo e Calleri (Pedrinho). Técnico – Rogério Ceni.
Internacional – Léo Vieira; Léo Duarte, Douglas, Leandro Silva e Zé Mário; Claudinei, Jeam Martim, Iago Telles e Matheus Oliveira (Bruno Menezes); Bill e Jonathas (Eliandro). Técnico – Pintado.
Árbitro – Matheus Candançam
Local – Morumbi, 21h35.