Todo torcedor da Internacional estará antenado nesta noite. O confronto contra o líder Ituano, às 19h, no Estádio Novelli Jr, em Itu, pela 9ª rodada do Campeonato Paulista da Série A-2, se tornou extremamente interessante.
TRANSMISSÃO premiada no Rápido no Ar e Rádio Melhor FM 82.9
A vitória diante do Votuporanguense por 2 a 0, sábado no Limeirão, encheu o torcedor leonino de esperança. Waguinho Dias veio para o lugar de Alberto Félix e num curto espaço de tempo – mais precisamente uma semana inteira de trabalho – conseguiu arrumar a casa e devolver a confiança aos jogadores.
Para encarar o líder serão três desfalques. O meia Marco Antonio cumprirá sua terceira partida de suspensão das quatro que pegou pela expulsão contra o Santo André. O meia Luiz Guilherme recebeu o terceiro cartão amarelo e também cumpre suspensão.
Já o centroavante Getúlio foi novamente vetado pelo departamento médico com um estiramento na coxa direita. Deve retornar apenas contra o XV de Piracicaba, no Barão da Serra Negra.
Waguinho tem duas dúvidas em relação ao time que entrará em campo hoje. O treinador pode repetir a escalação que deu muito certo no sábado passado. Vamos dizer que “seria justo”.
Ou mexer em duas peças, isso porque, o lateral-direito Breno Santos retorna de suspensão pelo acúmulo de cartões. A dor de cabeça do comandante é boa, uma vez que o improvisado zagueiro Eduardo Porto foi um dos melhores em campo contra o Votuporanguense.
No meio de campo, o experiente Emerson Santos, ex-Juventude, Ponte Preta e São Bernardo, recém-contratado, chegou para ser titular, na função de maior carência do time. Nesse caso, Gustavo Bochecha correria um sério risco de perder a posição.
No ataque, Miguel Bianconi, que fez as pazes com o gol e pediu desculpas ao torcedor pelo gesto que fez na comemoração, está confirmado ao lado de Robinho, que vem crescendo de produção.
A Inter vai para o seu quarto jogo como visitante na Série A-2 e procura sua primeira vitória. O Leão empatou por 1 a 1 com Monte Azul e São José e perdeu para a Ferroviária, em Araraquara, por 2 a 1.
Uma vitória esta noite colocará a Inter novamente no G-8, grupo dos classificados para o quadrangular. Um empate também é considerado um bom resultado. Uma derrota não seria anormal, até pela qualidade do adversário, mas complicaria em termos de classificação. Em se falando de rebaixamento, a distância da Inter para o Taubaté, primeiro que hoje cairia para a Série A-3, é de cinco pontos.
O Ituano tem vários jogadores que passaram pela Inter, como o zagueiro Matheus Mancini, o volante Fernando Canesin, o meia Bruno Xavier e o atacante Osman.
A dupla de ataque é de muito respeito. O experiente Neto Berola tem a companhia de Bruno Mezenga, um dos maiores carrascos da história do Leão. Mas o camisa 9 é dúvida, pois saiu machucado contra o Santo André.
O Ituano está invicto, com cinco vitórias e três empates. Marcou 11 gols e sofreu apenas 5. Em casa, venceu Votuporanguense (1 x 0), São Bento (2 x 1) e Santo André (1 x 0), além de empatar com a Ferroviária (1 x 1).
Já como visitante foram três jogos, com duas vitórias: Linense (3 x 1) e Taubaté (1 x 0), além de um empate na Rua Javari diante do Juventus (1 x 1).

Tabu
Um tabu estará em jogo hoje. A Internacional não vence jogando em Itu há 24 anos. A última vitória leonina no Novelli Júnior foi no Campeonato Brasileiro da Série C de 2002. Em 20 de setembro, a Inter derrotou o Ituano por 2 a 1, com dois gols do centroavante Fábio Lopes.
A Inter perdeu os últimos três jogos em Itu: 2 x 0, em 2003 (Série C), 1 x 0, em 2011 (Copa Paulista) e 2 x 1, em 2022 (Paulistão).
São 16 confrontos em Itu, com três vitórias leoninas, quatro empates e nove vitórias ituanas. O alvinegro marcou 10 gols e o rubro-negro 24.
No geral são 37 confrontos: 16 vitórias da Inter, 6 empates e 15 vitórias do Ituano. O Leão marcou 47 gols e sofreu 43.
Os últimos dois confrontos foram no Limeirão, ambos pelo Paulistão. Em 2023, com Pintado no comando, o Leão venceu por 1 a 0, gol de Matheus Oliveira em cobrança de pênalti.
No ano seguinte, com Júnior Rocha como técnico, o alvinegro venceu por 2 a 0, gols de Gustavo Bochecha e Albano. Essa vitória tirou o Corinthians do páreo e levou a Veterana para as quartas de final diante do Red Bull Bragantino. O Massa Bruta fez 3 a 0, em Bragança Paulista, e avançou para as semifinais.
600 vezes
Na vitória de sábado diante do Votuporanguense, no Limeirão, a Internacional completou a marca de 600 jogos disputados na Série A-2 do Campeonato Paulista. O Leão participa de 26ª vez, isso desde 1947, seu primeiro ano como profissional.
O retrospecto é de 240 vitórias, 152 empates e 208 derrotas. O ataque leonino marcou 921 gols e a defesa sofreu 865. Um saldo positivo de 56 gols.
Dos 1.797 pontos disputados na A-2 (vamos englobar a vitória valendo três pontos), a Inter somou 869, o que dá um aproveitamento de 48,3%.
Situação
A 9ª rodada terá hoje: às 15h – Juventus x Linense; 19h – Água Santa x Ferroviária, Ituano x Internacional e Sertãozinho x São Bento; 19h30 – Votuporanguense x Taubaté e Grêmio Prudente x Monte Azul e às 20h – XV de Piracicaba x São José e Osasco x Santo André.
A classificação está assim: 1) Ituano 18, 2) Ferroviária 17, 3) Água Santa 16, 4) XV de Piracicaba, Votuporanguense e Juventus 12, 7) São José 11, 8) Santo André, Sertãozinho e Linense 10, 11) Inter de Limeira e Osasco 9, 13) Monte Azul 8, 14) Grêmio Prudente 6, 15) Taubaté 4 e 16) São Bento 1.
Resultados da 8ª rodada: Taubaté 1 x 2 São José, São Bento 0 x 0 Grêmio Prudente, Internacional 2 x 0 Votuporanguense, Água Santa 2 x 1 Juventus, Ituano 1 x 0 Santo André, Linense 2 x 2 Osasco e Ferroviária 0 x 1 XV de Piracicaba. O jogo Monte Azul x Sertãozinho foi adiado por conta da chuva.
Ituano x Internacional
Ituano – Wingert; Thassio, Carlão, Matheus Mancini e Dal Pian; Léo Coltro, Nelsinho, Bruno Xavier e Muranga; Neto Berola e Bruno Mezenga (Osman). Técnico – Mazola Júnior.
Internacional – Saulo; Breno Santos (Eduardo Porto), Frazan, Lucas Santos e Mário Henrique; Gustavo Bochecha (Emerson Santos), Lucas Buchecha e Claudinho; Robinho, Miguel Bianconi e Rafael Oller. Técnico – Waguinho Dias.
Árbitro – Salim Fende Chavez
Assistentes: Diogo Cruz Freire e Pablo Lemos Fillet
Local – Estádio Novelli Jr, em Itu, às 19h.




