Com a saída inesperada de Matheus Oliveira para o futebol japonês, o presidente Danilo Maluf não perdeu tempo e foi atrás de um substituto à altura para o Paulistão de 2024.
A Inter acertou o retorno do meia Fernando Canesin, que disputou a Série A-1 deste ano pelo Leão. Mas ele chegou no fim da competição passada e atuou em apenas seis jogos. Além disso, acabou se lesionando e perdeu dois jogos.
Canesin deixou uma ótima impressão, principalmente no jogo decisivo contra a Ferroviária, que garantiu a permanência da Veterana em mais um Paulistão. No 0 a 0 na Arena Fonte Luminosa, foi considerado um dos melhores em campo. Segundo Maluf, sua liderança, aliada a sua experiência, podem fazer a diferença no próximo Estadual.
Canesin estava na Bélgica e se apresentará nos próximos dias. Ele disputou 39 jogos pelo KV Oostende, entre Campeonato Belga e Liga Belga, e marcou quatro gols.
O meia já tinha atuado anteriormente pelo KV Oostende, onde é ídolo. Foram sete temporadas seguidas, com 233 jogos, 23 gols e 47 assistências. Foi até homenageado pela diretoria.
Natural de Ribeirão Preto, Fernando Canesin começou sua carreira em 2009 no Olé Brasil e, ainda cedo, foi jogar no futebol europeu. Em 2011, defendeu as categorias de base do Anderletch da Bélgica até ser galgado ao profissional, onde foi bicampeão da Liga Belga e tricampeão da Supertaça da Bélgica.
Chegou ao Athletico Paranaense em 2020. Fez 55 jogos pelo Furacão, com três gols e três assistências. Conquistou o Campeonato Paranaense de 2020, a Copa Sul-Americana de 2021, em cima do Red Bull Bragantino, no Uruguai, além de ser vice-campeão da Copa do Brasil.
Em 2022, se transferiu para o Cruzeiro e fez parte da equipe que conquistou o acesso e o título da Série B do Brasileiro. Foram 23 jogos pelo time mineiro.
Com a chegada de Fernando Canesin, a diretoria da Internacional decidiu emprestar o meia Kadu para o Joinville. O jogador retornará logo após o Campeonato Catarinense para a disputa da Série D do Brasileiro. Kadu já jogou em sua nova equipe.
O meia não conseguiu ser titular da Inter na última Série D, mas foi peça importante para Júnior Rocha. Era uma espécie de 12º jogador, que sempre entrava no segundo tempo. Foram 15 jogos e dois gols, um deles muito importante na vitória sobre a Ferroviária, em Araraquara, por 2 a 1, naquele que foi considerado o melhor jogo da Veterana no ano.
Jogadores da Inter até agora para o Paulistão:
Goleiros – Zé Carlos (ex-São Bento) e Max Alef (Fortaleza)
Laterais – César Morais (permanece), Zé Mário (Botafogo/PB), Thiago Ennes (Campinense/PB) e Felipe Albuquerque (Chapecoense)
Zagueiros – Diego Jussani (permanece), Franklin (permanece), Gui Mariano (Matonense) e Maurício (Figueirense)
Volantes – Gustavo Buchecha (ex-Botafogo/RJ e Portuguesa), Johny Douglas (Sampaio Corrêa), João Paulo (Londrina) e Lucas Buchecha (permanece)
Meias – Albano (Retrô), Fernando Canesin (KV Oostende), Kauê (permanece) e Juninho (permanece)
Atacantes – Andrew (Figueirense), Everton Britto (Vila Nova/GO), Rafael Silva (Mirassol), Quirino (Ituano), João Felipe (permanece), Mateuzinho (permanece), Ueslei Britto (permanece) e Vitinho (permanece).
*Foto: KV Oostende