O primeiro objetivo da Internacional pode ser conquistado hoje e com quatro rodadas de antecedência. Se vencer o Santo André, às 20h30, no Limeirão, o Leão estará garantindo sua permanência na divisão de elite e disputará em 2024 a sua quinta Série A-1. Ouça o jogo pelo Rápido no Ar e pela Rádio Melhor AM/FM.
Além disso, se vencer o Ramalhão, a Inter seguirá com chances reais de classificação para as quartas de final. Hoje, o Leão, com 10 pontos (três vitórias, um empate e três derrotas), está atrás apenas do líder Red Bull Bragantino, que tem 13, no Grupo A.
Se garantir mais uma A-1, a Inter, que em breve pode virar SAF, estaria praticamente zerando sua dívida. Foi uma meta traçada pelo ex-presidente Lucas D’Andrea, que em cinco anos na elite a Veterana conseguiria quitar os milhões que devia.
Desta forma, a diretoria não precisaria mais repassar os 30% de tudo o que arrecada. Esse valor poderia ser investido em outras coisas, como reforços e até para terminar o CT do Horto.
Sobre o time que entrará em campo esta noite, Pintado não tem o costume de antecipar a formação. E ainda dificulta os rivais no dia do jogo, com uma lista em ordem alfabética.
Muito provavelmente o treinador faça uma ou duas alterações. O meia Fernando Canesin deve começar como titular no lugar de Chrigor. A outra mudança pode ser o retorno do centroavante Jonathas ao time titular na vaga de Everton Britto.
O Santo André é comandado por Vinícius Bergantin, que foi o treinador da Inter no Paulistão passado. O time do ABC vem de duas derrotas seguidas em casa, para São Paulo por 1 a 0 (gol de Alan Franco aos 47 minutos do 2º tempo) e diante do Água Santa por 2 a 0 (dois gols de Bruno Mezenga).
O Ramalhão soma 10 pontos e está em 3º lugar no Grupo D, atrás de Palmeiras (17) e São Bernardo (14). O goleiro Filipe Costa e os volantes Djavan e Marthã estão vetados.
O Santo André venceu os últimos quatro confrontos contra a Inter, dois no Limeirão, um em Diadema e outro no Bruno José Daniel.
No Limeirão, em 14/02/2020, o Ramalhão fez 1 a 0, com gol do centroavante Ronaldo, que viria a ser o artilheiro leonino três anos depois. Já em 03/07/2021, pela Série D do Campeonato Brasileiro, o Santo André fez 2 a 1, no Major Levy. O gol leonino foi de Gui Mendes.
Em Diadema, o confronto foi pela Série D e o time do ABC venceu por 2 a 1. Já no Paulistão do ano passado, pela última rodada da primeira fase, o time azul e branco saiu com a vitória por 2 a 0. Esse resultado tirou a vaga leonina nas quartas de final.
Os rivais, que decidiram a Série A-2 de 2019, se enfrentaram 29 vezes no Major Levy. O Leão obteve 17 vitórias, contra oito do rival. Foram outros quatro empates. O ataque leonino marcou 41 gols e a defesa sofreu 29.
No total são 61 confrontos, com 25 vitórias leoninas, 16 empates e 20 resultados positivos para o Ramalhão. O Leão marcou 69 gols e sofreu 69.
Internacional x Santo André
Internacional – Léo Vieira; Léo Duarte, Leandro Silva, Douglas e Zé Mário; Claudinei, Uillian Corrêa, Fernando Canesin e Matheus Oliveira; Iago Teles e Jonathas (Everton Britto). Técnico – Pintado.
Santo André – Lucas Frigeri; Ricardo Luz, Rodolfo Filemon, Matheus Mancini e Romário; Moisés Ribeiro, Dudu Vieira e Gerson Magrão; Pablo, Gabriel Taliari e Léo Ceará. Técnico – Vinícius Bergantin.
Árbitro – Ilbert Estevan da Silva
Local – Limeirão, 20h30.