A Internacional deve confirmar nos próximos dias a antecipação de sua estreia na Copa Paulista. O jogo contra o Botafogo, marcado para o dia 15 de junho (domingo), no Limeirão, deve ser antecipado para o dia 11 (quarta-feira).
A antecipação vem sendo estudada pelas duas equipes, uma vez que ambas disputam o Campeonato Brasileiro. A Federação Paulista de Futebol sempre ajuda os clubes que têm calendário nacional.
A Inter enfrentará no dia 14 (sábado), às 16h, o Cianorte, no Major Levy, pela 10ª rodada da Série D. Caso o duelo contra o Fogão não seja antecipado, o Leão teria dois jogos num mesmo fim de semana.
Já o Botafogo recebe o Coritiba, no dia 7 de junho, em Ribeirão Preto e no dia 17 (terça-feira) encara o Paysandu, em Belém, pela 12ª rodada da Série B. Ou seja, a antecipação ajudaria também a Pantera na logística de sua longa viagem ao norte do país.
Outra questão é quanto ao horário. Geralmente, os jogos da Copa Paulista antecipados para o meio de semana são disputados à tarde. Mas segundo informações, o presidente Danilo Maluf estaria disposto a marcar as partidas de quarta-feira para às 20h, até para atrair mais torcedores. À tarde o público seria diminuto.
Um dos problemas é a iluminação do Major Levy, que ainda não agrada. Ainda sem o prometido LED, houve a troca dos refletores na tentativa de uma melhora para o Paulistão, mas algumas partes do gramado ainda ficam escuras. Até por esse motivo, os demais jogos da Inter em casa na Série D passaram das 17h para as 16h, justamente para não utilizá-los.
A Inter terá que conciliar mais quatro rodadas da Série D com a Copa Paulista. No fim de semana dos dias 29 e 30 de junho, a Inter recebe o Cascavel pelo Nacional e joga em Araras contra o União São João.
Nos dias 6 e 7 de julho, o Leão vai a Monte Azul pela Série D e recebe o Comercial no Major Levy. Nos dias 13 e 14 de julho, tem o Uberlândia, em Minas Gerais, pelo Brasileiro e a Itapirense, em Itapira pela competição estadual.
Para completar, nos dias 20 e 21 de julho, a Inter recebe o Goiatuba pela última rodada da primeira fase da Série D e abre o returno da Copa Paulista contra o Botafogo, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.
Pelo andar da carruagem, a Inter disputará novamente o mata-mata da Série D. Nesse caso, terá que conciliar os jogos contra Francana e União São João pela Copa Paulista, ambos no Limeirão, pelas rodadas 7 e 8.
Passando para o segundo mata-mata da Série D (oitavas de final), a Inter chocaria com os dois jogos decisivos da última fase da Copa Paulista, contra Comercial, em Ribeirão Preto e Itapirense, no Limeirão.
Passando para a terceira fase da Série D (quartas de final), a Inter disputaria o acesso para a Série C, como no ano passado, e ao mesmo tempo encararia o primeiro mata-mata da Copa do Paulista.
A Copa Paulista será disputada por 23 equipes, divididas em três grupos de seis e um de cinco. Na primeira fase as equipes jogarão entre si em turno e returno. Avançam os quatro melhores de cada grupo.
Nas oitavas, quartas, semifinais e final as equipes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Ninguém tem vantagem (com exceção do mando de campo) e se o placar agregado terminar empatado, a decisão será nos pênaltis.
O Leão disputou a Copa Paulista pela última vez em 2020, quando caiu na primeira fase em um grupo com XV de Piracicaba, Primavera e Audax.
Agora, o alvinegro se viu na obrigação de disputar a competição, já que não tem calendário nacional garantido para 2026, após o rebaixamento para a Série A-2. Vale lembrar que o campeão escolhe entre Copa do Brasil e Série D e o vice fica com a vaga restante.
A Inter caiu no Grupo 2, com Francana, Botafogo, Comercial, Itapirense e União São João. A final da Copa Paulista está marcada para o dia 12 de outubro.
Jogos da Internacional
(tabela ainda será ajustada)
1º turno:
15/06 – Inter x Botafogo
22/06 – Francana x Inter
29/06 – União SJ x Inter
06/07 – Inter x Comercial
13/07 – Itapirense x Inter
2ª turno:
20/07 – Botafogo x Inter
27/07 – Inter x Francana
03/08 – Inter x União SJ
10/08 – Comercial x Inter
16/08 – Inter x Itapirense