Mais um tabu estará em jogo neste domingo, às 18h, no Limeirão, na abertura do Campeonato Paulista da Série A-1: a Internacional não perde para a Portuguesa há 24 anos.
O último tropeço foi registrado no dia 12 de abril de 2000, quando a Lusa venceu no Limeirão por 3 a 1, gols de Leandro Amaral (2) e Marquinhos. O gol leonino foi de Luciano.
De lá para cá foram oito confrontos, com seis vitórias leoninas e dois empates.
O último confronto aconteceu em 5 de fevereiro do ano passado, no Canindé. Com um gol do meia-atacante Iago Telles, a Inter venceu por 1 a 0. Foi uma das três vitórias pelo placar magro que salvaram o Leão do rebaixamento. As outras foram diante de Mirassol e Ituano, além de dois empates sem gols contra Corinthians e Ferroviária.
Curiosamente, o penúltimo confronto também foi no Canindé e com o mesmo desfecho. Vitória leonina por 1 a 0, pela Série D do Campeonato Brasileiro, gol do volante da base Vittor Moura, que hoje está no mundo árabe.
O último encontro no Limeirão foi registrado no dia 27 de junho de 2021, pela Série D. Empate por 1 a 1, com o gol alvinegro sendo anotado por Gabriel Rodrigues.
Inter e Portuguesa se enfrentaram 30 vezes no Limeirão. Foram nove vitórias leoninas, doze empates (sendo seis por 0 x 0) e nove vitórias lusitanas. O alvinegro marcou 34 gols e sofreu 33.
No geral são 61 confrontos, com 16 vitórias leoninas, 19 empates e 26 vitórias lusitanas. O Leão marcou 61 gols e sofreu 77, saldo negativo de 16 gols.