A Internacional se aproximou muito das quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série D. O Leão venceu o Rio Branco por 1 a 0, sábado no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo, pelo jogo de ida das oitavas de final. Quase nove mil torcedores marcaram presença para empurrar o time capixaba.
Com esse resultado, a Inter jogará pelo empate no jogo de volta, marcado para sábado, às 16h, no Limeirão. A expectativa é para um público superior a cinco torcedores. O Rio Branco terá que vencer por dois gols de diferença para avançar, ou por um para levar a decisão da vaga para as penalidades máximas.
Sem contar com o zagueiro Frazan, lesionado e com o artilheiro Miguel Bianconi, suspenso, Ademir Fesan, que também ficou de fora pela expulsão contra o Marcílio Dias, escolheu Adriel na zaga e Pedro no ataque. Já Clebinho, que não estava 100% para a partida, foi substituído por Kadu, autor do gol da classificação na semana anterior.
A Inter começou bem postada em campo e criou sua primeira chance aos 9 minutos, quando Pedro recebeu de Kadu e mandou rasteiro, rente a trave.
A situação do time da casa se complicou muito aos 12 minutos. Antônio Gabriel arrancou em direção ao gol e acabou derrubado pelo zagueiro Diego Guerra. O árbitro Paulo Henrique Schleich Vollkopf não teve dúvidas em expulsar o defensor, que era o último homem.
Imediatamente, o técnico Rodrigo Fonseca sacou o atacante Luiz Fernando para a entrada do meia Marcos Jr, reforçando a marcação. O volante Juninho passou a jogar mais recuado, praticamente ao lado do zagueiro Castelo. Aos 25, o mesmo Marcos Jr escorou para fora um cruzamento para a área.
Aos 32 minutos, em cobrança de falta de Kadu pela direita, o experiente Bruno Silva cabeceou contra o patrimônio e Fernando Henrique, ex-goleiro do Fluminense, foi buscar no canto esquerdo. Seria um gol contra em Cariacica.
Até que aos 35, Antônio Gabriel foi derrubado por Vitor Leque na área. Num primeiro momento, o árbitro não viu e o lance seguiu, com a finalização de Claudinho para fora. Mas à partir desta fase tem VAR. O mineiro Michel Patrick Costa Guimarães solicitou a presença do árbitro na cabine e o pênalti para a Inter foi confirmado.
Lucas Douglas cobrou firme e forte, sem chances para Fernando Henrique: 1 a 0. Foi seu 13º gol em 58 jogos pelo Leão. Gol dedicado ao filho João Pedro, que nasce em outubro.
A Inter passou administrar o placar. Já o Rio Branco era afoito no ataque. Aos 46, o bom Juninho arriscou de longe e a bola foi para fora.

A Inter usou a inteligência na etapa complementar. Valorizou a posse de bola e atacou no momento certo. Logo aos 2 minutos, Kadu disparou um tubaço da entrada da área e Fernando Henrique fez uma linda defesa.
Aos 6, Lucas Douglas recebeu pela direita e levantou para a área. Pedro escorou e o veterano Fernando Henrique evitou novamente.
Saulo trabalhou pela primeira vez na meta leonina apenas aos 7 minutos do segundo tempo, quando segurou a finalização de Vitor Leque.
Aos 16, o experiente goleiro leonino evitou o gol de empate do Rio Branco através de Bruno Silva. Defesa sensacional do ex-Santos.
Vendo o crescimento do time da casa, o auxiliar Pedro Chaves sacou Kadu e Lucas Douglas para as entradas do zagueiro Romércio e do atacante Matheus Guimarães. Ou seja, a Inter saiu do 4-3-3 para o 3-4-3.
Aos 43, Antônio Gabriel puxou um contra-ataque em velocidade pela direita. Se cruzasse, Matheus Guimarães fatalmente faria o segundo gol alvinegro. Mas o papai da Jade decidiu arriscar e mandou a bola fora.
Aos 48, Galvan, que tinha entrado no lugar de Pedro, finalizou de fora da área e a bola foi à esquerda de Fernando Henrique. Com um corte na cabeça, o lateral-direito Breno Santos precisou ser substituído por Edson Jr.
No último lance do jogo, aos 51 minutos, falta cobrada por Edinho pela meia-direita e cabeçada do zagueiro Castelo que foi defendida por Saulo. Final: 1 a 0.
Demais
Confrontos de ida das oitavas de final da Série D: Maranhão/MA 2 x 1 Central/PE, Manauara/AM 0 x 1 ASA/AL, Ceilândia/DF 1 x 1 Barra/SC, Imperatriz/MA 0 x 1 América/RN, Goiatuba/GO 2 x 3 Aparecidense/GO e Cianorte/PR 1 x 1 Mixto/MT. Hoje, às 20h30 – Santa Cruz/RE x Altos/PI.
Rio Branco/ES 0 x 1 Internacional
Gol – Lucas Douglas, de pênalti, aos 42 minutos do 1º tempo (IN)
Local – Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo
Árbitro – Paulo Henrique Schleich Vollkopf (MS)
VAR – Michel Patrick Costa Guimarães (MG)
Público – 8.594,00
Rio Branco/ES – Fernando Henrique; Cayo Tenório (Dudu), Diego Guerra, Castelo e Darlan; Juninho Dindê, Bruno Silva e Diego Fernandes (Yuri Tanque); Maranhão (Uesles), Vitor Leque (Edinho) e Luiz Fernando (Marcos Júnior) (Braga). Técnico – Rodrigo Fonseca.
Internacional – Saulo; Breno (Edson Jr), Lucas Santos, Adriel e Kaio Cristian (Vinicius Leite); Albert, Kadu (Romércio) e Claudinho (Renan Luís); Antônio Gabriel, Pedro (Galvan) e Lucas Douglas (Matheus Guimarães). Técnico – Pedro Chaves.
Ocorrências – cartão vermelho para Diego Guerra (RB) e amarelos para Kaio Cristian e Antônio Gabriel (IN).




