Se você pesquisar na internet a distância de Limeira a Costa Rica, no Mato Grosso do Sul, a resposta será 833 quilômetros ou 10h20 de carro.
Pois bem, essa é a cidade que receberá a Internacional no domingo, às 17h, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série D.
O estádio é o Laerte Paes Coelho, com capacidade para cinco mil torcedores. O recorde foi em uma derrota do Costa Rica para o CREC por 2 a 0. Neste dia, 4.122 torcedores assistiram ao jogo.
Enquanto a Inter estreou com vitória sobre o Pouso Alegre por 1 a 0, no Limeirão, gol do zagueiro Diego Jussani aos 46 minutos do 2º tempo, o time sul-matogrossense buscou um ponto importante ao empatar sem gols com o São José, no Martins Pereira, no Vale do Paraíba.
O Costa Rica representa o seu estado por ter sido campeão do Sul-Mato-Grossense da Série A no ano passado, diante do Operário, atual campeão, que vai ocupar a vaga em 2025.
A Inter jogou no Mato Grosso do Sul na Série D passada e não se deu bem. Perdeu para o Operário de Campo Grande por 1 a 0, em 7 de junho, pelo primeiro turno. No returno, exatamente dez dias depois, o Leão se redimiu e venceu o adversário por 2 a 1, no Major Levy, gols de Mateusinho e Diego Jussani.
Será o primeiro confronto da história contra o Costa Rica. Em 1986, a Inter jogou pela primeira vez no Mato Grosso do Sul. Enfrentou o Comercial no dia 9 de novembro e empatou sem gols. Foi pelo Brasileirão da Série A. No returno, em 14/12, o Leão venceu por 2 a 0, no Limeirão, gols de João Batista e Liminha.
Na Série B de 1988, ano do título leonino, o alvinegro limeirense precisou viajar duas vezes para este estado. Foram dois confrontos contra o Operário, em Campo Grande.
Na fase de classificação, em 09/11, empate por 1 a 1. O gol leonino foi do centroavante Amarildo. Na fase final, o Leão não tomou conhecimento do time da casa e fez 3 a 0, em uma grande exibição, gols de Gilcimar, Amarildo e Valtair.
Já nos dois jogos em casa contra o Operário neste ano, a Inter venceu por 1 a 0, em 12/10, gols de Eduardo e depois em 05/11 ficou no empate por 1 a 1, gol de Gilcimar.