Está quase tudo pronto para a estreia da Internacional na 55ª Copa São Paulo de Juniores. O Leãozinho caiu no Grupo 10, com sede na cidade de Lins. A estreia será diante do Fluminense/RJ, no dia 3 de janeiro (sexta-feira), às 19h. Linense e Coimbra/MG completam a chave.
Será a 16ª participação da Inter na competição. Em 58 jogos até hoje, o Leãozinho obteve 22 vitórias, empatou 12 e perdeu 24 vezes, ou seja, um aproveitamento de 44,8%. O ataque leonino marcou 89 gols e a defesa sofreu 106.
Quando a Inter disputa a Copa São Paulo como visitante, o aproveitamento é baixo: apenas 17,4%.
Nas últimas seis vezes, em São Vicente, Rua Javari, Embu das Artes, Ibrachina, Cravinhos e Taubaté, a equipe limeirense foi eliminada em todas elas na primeira fase.
São 24 jogos fora de casa, com apenas três vitórias (4 x 3 no América/RN, na Rua Javari, 4 x 1 no Serranense, em Ibrachina e 3 x 1 Patriotas/PR, em Taubaté). Foram 15 derrotas e 6 empates. O ataque marcou 30 gols e a defesa sofreu 59.
A edição realizada no começo desse ano, a Inter estreou empatando com o Taubaté por 2 a 2. Abriu o placar com Thomaz, sofreu a virada, mas empatou no fim, graças a um gol contra do zagueiro Lucas Minhoca.
Na segunda rodada, a Inter perdeu de virada para o Cuiabá por 2 a 1. O gol leonino foi também de Thomaz.
Na última rodada, o Leãozinho precisava vencer o Patriotas/PR e ainda por cima, torcer por uma vitória do Cuiabá em cima do Taubaté. Na preliminar, a Inter abriu o placar com Anderson, mas sofreu o empate através de Miranda aos 32 minutos do 2º tempo. Mas Léo Lopes aos 38 e Moraes aos 46 garantiram a vitória alvinegra. Porém, na partida de fundo, Taubaté e Cuiabá ficaram no 0 a 0 e desta forma, ambos avançaram para a segunda fase.
A Inter não passa para a segunda fase da Copa São Paulo de Juniores desde 2015. Curiosamente, foi a última vez que sediou a competição. Na fase eliminatória o São Caetano venceu por 3 a 0, em Guarulhos.
Estreias
A Inter não vence uma estreia de Copinha desde 2015, quando bateu o Murici/AL por 2 a 1. De lá para cá foram quatro derrotas e dois empates em seis jogos: 3 a 0 para o Botafogo/PB em 2016, no Limeirão; 7 a 0 para o Avaí, na Rua Javari, em 2019; 2 a 0 para o Taboão da Serra, em 2020, em Embu das Artes; 3 a 1 para o Ibrachina, na casa do rival; 1 a 1 com o Comercial de Ribeirão Preto, em Cravinhos e 2 a 2 frente ao Taubaté, no Vale do Paraíba.
Em 15 edições da competição, a Inter venceu sete estreias, empatou três e perdeu cinco.
Novidades
O técnico Denis Augusto terá o retorno de dois importantes atacantes para esta edição em Lins. O primeiro deles é Thomaz, que estava emprestado ao Atlético/MG, onde disputou o Campeonato Mineiro e o Campeonato Brasileiro Sub-20. O time mineiro não exerceu o poder de compra do goleador e o devolveu a Internacional.
O segundo é Léo Lopes, bastante contestado pela torcida alvinegra por suas atuações no time principal. O novato teve nove oportunidades seguidas do técnico Felipe Conceição na Série D do Campeonato Brasileiro, porém não soube aproveitar.
Com nenhum gol e somente uma assistência (na vitória em Nova Iguaçu por 1 a 0 no segundo mata-mata), Léo Lopes passou a integrar a Lista B para o Paulistão de 2025.
A Inter terá a base do último Campeonato Paulista Sub-20. Os mais experientes do elenco, além dos dois atacantes citados acima, são os laterais Gabriel Bessan e Estevão, o zagueiro João Vitor, o volante Marquinho e o meia João Henrique.
Denis Augusto ganhou reforços, como por exemplo o meia Felipe Veiga, destaque do Paranaense no Campeonato Amador de Limeira e o atacante Pedro Kuhl, ex-União São João e neto do ex-prefeito Pedrinho Kuhl.
A Internacional disputou 12 jogos-treinos como forma de preparação para a Copinha. Venceu cinco, empatou cinco e perdeu dois testes.
Os 30 jogadores inscritos pela Internacional:
Goleiros – Matheus Vieira, Renan e Lucas
Laterais – Gabriel Bessan, Estevão, Wendell e Samuel de Paula
Zagueiros – João Vitor, Nicolas, Nikão, Machado, Landgraf, Felipe Oliveira e Samuel Pontes
Meio-campistas – Marquinho, Grotta, João Henrique, Luiz Antônio, Felipe Veiga, Gustavo, Marco Antônio, Daniel, Rafael Rossi e Enzo Caixa.
Atacantes – Léo Lopes, Thomaz, Luis Miguel, Tales, Pedro Kuhl e Enzo Galo.