A Federação Catarinense de Futebol oficiou junto a CBF um pedido para que seja realizado um torneio entre Criciúma, Inter de Limeira, Treze/PB e Central/PE para definir quem será o campeão da Série B do Campeonato Brasileiro de 1986. Os quatro clubes reivindicam da CBF o reconhecimento deste título.
Oficialmente, o Torneio Paralelo fazia parte da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de 1986. Mas suas estatísticas, como artilharia, renda e público jamais contaram. Em tese, eram 36 times, que formaram quatro grupos de nove. Apenas os primeiros de cada chave avançavam para a segunda fase.
Treze, Central, Inter de Limeira e Criciúma precisaram disputar oito jogos cada um no Torneio Paralelo de 1986 para vencerem seus respectivos grupos. Pelo regulamento, só havia jogos de ida, em tabela dirigida – quatro jogos em casa e quatro fora. Nunca houve uma fase final entre estes quatro, e por isso, a CBF não considera nenhum dos quatro como campeão.
Relembre a campanha de 1986: Inter 3 x 1 Santo André, Inter 2 x 0 Uberlândia, Juventus 1 x 0 Inter, Inter 2 x 0 América/MG, Ubiratan/MS 2 x 2 Inter, Mixto 0 x 1 Inter (WO), Inter 4 x 0 Anápolis/GO e Itumbiara 0 x 2 Inter.
Em nota, a CBF afirmou que os quatro clubes mencionados não são considerados campeões da Série B de 1986.
“A fórmula adotada naquele ano não previa a definição de um ou mais campeões no ápice da competição. Em 1986, os times em questão terminaram a Série B do Campeonato Brasileiro como líderes de seus respectivos grupos e conseguiram a classificação para a 2ª fase da Série A do mesmo ano. O correto seria mencionar o mérito de 1986 como “Classificação à Série A’”, explica.
Vale lembrar que a Inter de Limeira já tem uma Série B, conquistada em 1988, em cima do Náutico, no Limeirão.