A Internacional terá o seu segundo maior desafio nesta temporada. Eliminar o imbatível Nova Iguaçu, às 15h, no Estádio Jânio Moraes, no Rio de Janeiro.
O jogo de ida das oitavas de final terminou empatado sem gols no Limeirão.
Como ninguém tem vantagem, uma nova igualdade levará a decisão para as penalidades máximas. Quem vencer no tempo normal avançará para as quartas de final e aí ficará a um mata-mata do acesso.
TRANSMISSÃO pelo Rápido no Ar e Melhor FM 82,9, com Edmar Ferreira, Tatinha Casagrande, Igor Sedano e William Henrique.
O primeiro grande desafio da Inter em 2024 foi enfrentar o Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedid, pelas quartas de final do Paulistão. Naquela ocasião não deu certo e o Leão foi eliminado com uma derrota por 3 a 0.
A importância é a mesma hoje, pois uma classificação fará a Inter continuar sonhando com o acesso para a Série C. O grande problema é passar pelo Nova Iguaçu, que além de ser o atual vice-campeão carioca (eliminou o Vasco da Gama nas semifinais e perdeu o título para o Flamengo), só perdeu um jogo nesta Série D: 1 x 0 para a Portuguesa/RJ, fora de casa. Além disso, está invicto na competição nacional há 14 jogos, com nove vitórias e cinco empates.
Os números do Nova Iguaçu em seu estádio chamam a atenção e beiram a perfeição. O time laranja está invicto em 2024. O seu torcedor não viu derrota em casa. São oito vitórias e três empates em onze jogos.
Os únicos três times que conseguiram pontuar em Nova Iguaçu foram o Boa Vista no Cariocão (1 x 1), o Ipatinga/MG (1 x 1) e o CRAC (2 x 2) na Série D. Este último foi pelo jogo de volta do mata-mata da segunda fase.
As vítimas do Nova Iguaçu em casa este ano foram: Sampaio Correia (2 x 1), Madureura (1 x 0), Serra/ES (4 x 0), Audax/RJ (2 x 0), Real Noroeste/ES (1 x 0), Itabuna/BA (1 x 0), Portuguesa/RJ (1 x 0) e Democrata/MG (3 x 0).
Dos 33 pontos que disputou no Jânio Moraes, o time comandado por Carlos Vitor conquistou 27, o que dá um aproveitamento de 81,8%.
Já a Internacional por sua vez, não vem tendo um bom aproveitamento fora de casa nesta Série D. Nos últimos sete jogos como visitante, todos eles com Felipe Conceição no comando, foram uma vitória (1 x 0 Patrocinense), três empates e três derrotas.
Todas as igualdades foram por 0 a 0, contra São José/SP, Pouso Alegre/MG e Avenida/RS. E as três derrotas foram por 1 a 0, diante de Maringá/PR, Santo André e Água Santa. Ou seja, dos 21 pontos que disputou longe de Limeira, Conceição conquistou somente seis, o que dá um baixo aproveitamento de 28,5%.
A Inter não marca um gol fora de casa há 396 minutos. O último foi através de Kauê, em Patrocínio. Aliás, esse foi o único gol que a Inter marcou como visitante com Conceição de técnico.
Nessas quatro edições seguidas de Série D que a Inter vem participando, foram 30 jogos como visitante. A Inter venceu 8, empatou 15 e perdeu 7. Marcou 24 gols e sofreu 21, saldo de 3. Dos 90 pontos, conquistou 39, o que dá um aproveitamento de 43,3%.
Em toda sua história, a Inter jogou 15 vezes no Rio de Janeiro, todas pelo Campeonato Brasileiro (três foram em seletivas). O retrospecto é de quatro vitórias, cinco empates e seis derrotas. O Leão marcou 9 gols e sofreu 16.
A última vez que jogou no Rio de Janeiro, a Internacional derrotou o Madureira por 2 a 1. Foi em 04/09/2021, pela última rodada da Série D. Os gols foram de Léo Reis e Gui Pira.
Um dado interessante é que a Inter não perde no Rio de Janeiro há quatro jogos. Desde quando começou a disputar a Série D, o Leão não foi derrotado em solo carioca. Foram quatro confrontos, com duas vitórias (1 x 0 Boa Vista e 2 x 1 Madureira) e dois empates (1 x 1 Madureira e 1 x 1 Bangu).
O técnico Felipe Conceição deve manter a mesma equipe que empatou com o Nova Iguaçu, sábado passado no Limeirão. No último coletivo ele insistiu com Léo Lopes no ataque.
O Nova Iguaçu não terá o volante Albert, expulso no Major Levy por impedir um gol certo do meia Rhuan. Ronald deverá ser o substituto.
Demais
Pelos jogos de volta das oitavas de final, hoje: 16h – Manauara/AM x Retrô/PE (0 x 2); às 16h30 – Princesa do Solimões/BA x Itabaiana/SE (2 x 2) e às 18h – Iguatu/CE x Manaus/AM (2 x 2). Amanhã, às 15h30 – Brasiliense/DF x Brasil/RS (4 x 1); 16h – Treze/PB x Altos/PI (1 x 0); às 16h30 – Anápolis/GO x Cianorte/PR (2 x 1) e às 18h30 – Maringá/PR x Portuguesa/RJ (3 x 1)
Nova Iguaçu x Internacional
Nova Iguaçu – Mota; Yan Silva, Gabriel Pinheiro, Sidney e João Victor; Igor Guilherme, Ronald e João Lucas; Xandinho, Victor Rangel e Andrey. Técnico – Carlos Vitor.
Internacional – André Luiz; Eduardo Porto, Diego Jussani e Alysson Dutra; Williams Bahia, Marlon, Cesinha, Rhuan e Leocovick; Albano e Léo Lopes. Técnico – Felipe Conceição.
Árbitro – Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
Auxiliares – Rafael Trombeta (PR) e Andrey Luiz de Freitas (PR)
VAR – Vinícius Gomes do Amaral (MG)
Local – Estádio Jânio Moraes, no Rio de Janeiro, às 15h.