Uma operação da Polícia Civil de São Paulo desarticulou, nesta quarta-feira (2), uma organização criminosa envolvida em roubos no Rio de Janeiro. Ao todo, cinco integrantes do grupo foram presos durante o cumprimento de 23 mandados de busca e apreensão na capital paulista, região metropolitana e em Campinas.
A operação foi conduzida por policiais da 4ª Delegacia da Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio (Disccpat), com apoio das equipes do Grupo de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), Grupo Especial de Reação (GER) e Serviço Aerotático (SAT), ligados ao Departamento de Operações Especiais Estratégicas (Dope).
Prisões aconteceram em diversos pontos do estado
Em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, um casal foi preso em flagrante. No local, os agentes apreenderam uma réplica de fuzil, celulares, luvas, relógio, anotações de movimentação de drogas, porções de cocaína e R$ 875 em dinheiro.
Outra prisão ocorreu em Embu das Artes, onde um homem foi detido por tráfico de drogas. Com ele, foram apreendidos porções de maconha, cocaína, substância conhecida como dry (derivada de maconha) e dinheiro em espécie.
Na zona sul da capital, em Heliópolis, uma mulher também foi presa. As equipes encontraram três celulares e anotações com senhas bancárias que, segundo a investigação, eram utilizadas para receber valores obtidos por meio de roubo.
Já em Campinas, a polícia prendeu uma mulher apontada como responsável por ceder sua conta bancária para movimentar dinheiro oriundo de atividades criminosas.
Ação faz parte de ofensiva contra roubo e lavagem de dinheiro
Segundo a Polícia Civil, o grupo é suspeito de envolvimento em uma série de roubos e também de lavagem de dinheiro por meio de contas de laranjas. As anotações e celulares apreendidos serão analisados para ampliar o mapeamento das atividades da quadrilha.