O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira (19) os gabaritos e os cadernos de prova do segundo dia do Enem 2025. Três questões foram anuladas após suspeita de vazamento, que será investigada pela Polícia Federal.
Os gabaritos oficiais e os cadernos de questões do segundo dia do Enem 2025, realizado no domingo (16), estão disponíveis no site do Inep, na seção de provas e gabaritos. A divulgação, inicialmente prevista para quinta-feira (20), foi antecipada por decisão técnica da autarquia, vinculada ao Ministério da Educação.
O material está organizado por cor e tipo de caderno (azul, amarelo, branco, verde, laranja, cinza e roxo), e há versões adaptadas para leitura por deficientes visuais, com suporte dos softwares NVDA e Dosvox.
A anulação das questões ocorreu após o Inep receber relatos de que perguntas semelhantes às aplicadas foram divulgadas dias antes da prova por uma pessoa que participou do pré-teste do Enem. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o conteúdo teria sido citado em uma live, acessada por milhares de pessoas.
Para preservar a isonomia entre os participantes, o Inep decidiu anular as três questões de forma preventiva. A Polícia Federal foi acionada para investigar o caso. As outras 87 questões do segundo dia permanecem válidas, assim como a redação e todo o conteúdo aplicado nos dois dias de exame.
As provas aplicadas no segundo dia incluíram 90 questões: 45 de ciências da natureza e 45 de matemática. As versões acessíveis dos cadernos garantem que participantes com deficiência visual possam acessar o conteúdo por meio de leitores de tela com tecnologia de voz.
O número de acertos não representa a nota final, pois o Enem utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que considera a coerência e o grau de dificuldade das questões acertadas, atribuindo pesos diferentes para cada item.
Reaplicação acontece em dezembro para casos previstos
Participantes que não puderam comparecer aos dias de prova por motivos de saúde ou problemas logísticos, como desastres naturais, poderão solicitar a reaplicação. As novas provas serão realizadas em 16 e 17 de dezembro.
Candidatos de Rio Bonito do Iguaçu (PR), onde um tornado impediu a realização do exame, também terão direito à reaplicação. O pedido deve ser feito até as 12h da sexta-feira (21), exclusivamente pela Página do Participante no site do Inep.


