O Independente não começou bem a terceira fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Depois de perder em casa para o Taquaritinga por 2 a 1, de virada, o Galo foi derrotado pelo SKA por 1 a 0, quarta-feira à noite, no Estádio Gabriel Marques da Silva, em Santana de Parnaíba.
Com esse tropeço, o Independente está na última posição do Grupo 16, sem pontuar. A Francana venceu em Taquaritinga por 2 a 1 e lidera com seis pontos. SKA e Taquaritinga somam três pontos. Apenas os dois primeiros avançam para as quartas de final.
O Galo tem um novo compromisso fora de casa no domingo. Às 10h, enfrenta a líder Francana, no Lancha Filho, fechando o primeiro turno. Depois serão dois jogos em casa contra Francana e SKA. Na última rodada vai a Taquaritinga.
O Independente fez uma boa apresentação em Santana de Parnaíba. Sem o volante Roberto Júnior, suspenso, PC Baiano escalou o novato Danilo. A novidade foi o lateral Artur como segundo volante no lugar de Daniel Lotti. Já Edinho ganhou a posição de Zé Fernando.
O Galo começou melhor e Edinho exigiu duas boas defesas de Lucas Bergantin em dois chutes cruzados pela direita. Aos 10, Luan arriscou de fora da área e mandou por cima.
Parecia até que o alvinegro era o mandante, pelas oportunidades criadas. Mas a ducha d’água fria veio aos 18 minutos. Em cobrança de escanteio de Guilherme Vieira pela direita, o zagueiro Caio Henrique subiu bem e abriu o placar com uma senhora cabeçada: 1 a 0.
O Independente não sentiu o gol e continuou mandando nas ações. Aos 27, Artur deu ótimo passe para Flay na área. O goleador finalizou para fora.
Aos poucos o SKA começou a se soltar mais na partida. Aos 36, Guilherme Lisboa ajeitou para Rafael Lucas, que chutou rente a trave de Henrique. O goleiro galista evitou o segundo aos 44, ao defender em seu canto direito a batida do artilheiro Marcos Uberaba.
Para o segundo tempo, PC Baiano voltou com o atacante Daniel Lotti no lugar de Ryan Beraldo. Desta forma, deslocou Danilo para a ala-direita.
O goleiro Henrique fez defesas impressionantes na etapa complementar. Logo no primeiro minuto precisou espalmar um chute forte de Júlio César da entrada da área.
Aos 18, o Galo teve a chance de empatar no chute cruzado de Ryan Couto. Aos 20, em cobrança de escanteio de Luan, Anjinho desviou de cabeça e a bola passou perto.
Aos 21, o zagueiro galista Luís Fernando falhou na frente de Rafael Lucas. O atacante rapidamente serviu Guilherme Vieira que parou em uma grande defesa de Henrique na entrada da área.
A situação galista se complicou de vez com a expulsão de Anjinho aos 26 minutos. O volante entrou forte em Flávio Henrique e como já tinha recebido o amarelo anteriormente por uma cotovelada, foi expulso por Vinícius Furlan.
Mesmo com 10, o Galo quase empatou aos 30, em uma cobrança de falta ensaiada do zagueiro Luís Fernando. A bola literalmente tirou tinta da trave do SKA.
Aos 32, o SKA perdeu sua melhor oportunidade de ampliar. Após cobrança de escanteio pela direita, o zagueiro Lucas Martins empurrou Flay na frente do árbitro e subiu livre na pequena área, porém escorou para fora.
Aos 37, Henrique fez um milagre ao evitar o segundo gol do time da casa, no carrinho de Marcos Uberaba na área após chute cruzado de Bernardo da direita.
O Independente não desistia do jogo e aos 40, após escanteio cobrado por Daniel Lotti na esquerda, Edinho subiu na segunda trave e cabeceou para a defesa no susto de Lucas Bergantin.
Aos 50, na última chance do Galo, Flay desceu pela direita e cruzou na medida para Daniel Lotti. O atacante pegou de sem pulo da entrada da área, mas a bola passou à direita do gol.
Foi a terceira derrota do Independente como visitante nesta Segundona. As outras foram para Catanduva por 2 a 0 e para o próprio SKA por 4 a 0, na segunda fase. Já o SKA manteve sua invencibilidade em casa. Agora são sete vitórias e dois empates em nove jogos.
Demais
Pelo Grupo 13: União São João 2 x 2 Joseense e XV de Jaú 2 x 0 Nacional. Na classificação: 1) XV de Jaú 6, 2) União São João 2 e 3) Joseense e Nacional 1.
Pelo Grupo 14: Jabaquara 0 x 1 Rio Branco e Penapolense 0 x 0 Catanduva. Na classificação: 1) Rio Branco 4, 2) Penapolense e Catanduva 2 e 4) Jabaquara 1.
Pelo Grupo 15: Vocem 0 x 1 União Barbarense e São-Carlense 1 x 2 América. Na classificação: 1) União Barbarense 6, 2) América 4, 3)Vocem 1 e 4) São-Carlense 0.
E pelo Grupo 16: Taquaritinga 1 x 2 Francana e SKA 1 x 0 Independente. Na classificação: 1) Francana 6, 2) Taquaritinga e SKA 3 e 4) Independente 0.
SKA 1 x 0 Independente
Gol – Caio Henrique aos 18 minutos do 1º tempo (SKA)
Local – Estádio Gabriel Marques da Silva, em Santana de Parnaíba
Árbitro – Vinícius Furlan
SKA – Lucas Bergantin; Júlio César, Lucas Martins, Caio Henrique e Matheus Coruja; Derick, Matheus Henrique (João Bernardo) e Guilherme Lisboa (Flávio Henrique); Guilherme Vieira (Fernando), Marcos Uberaba e Rafael Lucas. Técnico – Nogueira Júnior.
Independente – Henrique; Ryan Beraldo (Daniel Lotti), Luís Fernando, Samuel e Ryan Couto; Danilo (Wesley), Artur, Anjinho e Luan (Zé Fernando); Flay e Edinho. Técnico – PC Baiano.
Ocorrências – cartão vermelho para Anjinho (IN) e amarelos para Dereck, Guilherme Lisboa, Rafael Lucas e Flávio Henrique (SKA)