O Independente pode conquistar uma classificação épica esta tarde. O Galo recebe o São Carlos, às 15h, no Pradão, e depende apenas de suas forças para avançar para a segunda fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a chamada “Bezinha”. Basta vencer.
TRANSMISSÃO pelo RÁPIDO NO AR E MELHOR FM 82.9
Ingresso: R$ 20
O Independente soma 10 pontos e ocupa a terceira colocação do Grupo 2. Guarulhos e Batatais dividem a liderança com 13. Acontece que o Batatais, que tem quatro vitórias e um saldo negativo de três gols, folgará. O Galo tem uma vitória a menos e um saldo positivo de um gol. Se vencer hoje, o alvinegro assume a segunda posição pelo saldo de gols.
O Independente pode até terminar em primeiro lugar. Para isso, precisaria vencer o São Carlos, o Guarulhos perder para o Flamengo e ainda tirar um saldo de quatro gols. Tipo, 3 a 0 para o Galo e 1 a 0 para o Flamengo, por exemplo.
De desacreditado a favorito, inclusive ao acesso. A chegada do técnico Lúcio Borges mudou o patamar do Independente. Hoje a palavra confiança está estampada no rosto dos jogadores. O Galo vive o seu melhor momento dentro da competição. Até a alimentação na Casa do Atleta melhorou.
Quando se apresentou, Borges viu uma terra devastada, mas pelos resultados. O primeiro turno tinha sido muito ruim, com três derrotas e um único empate. O Galo era o lanterna no geral junto com o Olímpia. Só quatro vitórias colocariam o alvinegro na próxima fase.
Com muito conhecimento no futebol paulista, Borges, o professor de “La Casa de Papel”, devolveu a confiança aos jogadores.
“Se eu notasse que o time era ruim, nem viria. Jamais encararia esse desafio. Eu assisti aos jogos do Independente e vi qualidade. O time era bom, mas precisava de ajustes. Graças a Deus conseguimos colocar o clube novamente nos trilhos. Estamos prontos para lutar pelo acesso”, comentou.
O Independente venceu os últimos três jogos com propriedade. Marcou oito gols em dois jogos em Guarulhos: 4 x 2 no Flamengo e 4 x 1 Guarulhos. No meio desses dois jogos sofreu para derrotar o até então líder Batatais por 1 a 0, no Pradão, gol de Cauã Andrade.
Fazia tempo que o torcedor galista não se movimentava nas redes sociais. Muitos já compraram seu ingresso antecipado. A expectativa é para mais de mil torcedores esta tarde. O clima é o mais positivo possível e a organizada GaloBeer promete incentivar muito.
E melhor ainda: o Independente terá força máxima. Lúcio Borges conseguirá repetir pela terceira vez a escalação, com Matheus Oliveira e Baxola nas alas. Ninguém está machucado ou suspenso.
Outro fator que motiva ainda mais os jogadores. A maior derrota sofrida pelo Independente nesta competição foi justamente em São Carlos por 3 a 0, no primeiro turno. Foi o único jogo que o auxiliar André Guilherme assumiu o time interinamente.
O São Carlos vem a Limeira apenas para cumprir tabela. Com seis pontos, não tem mais chances de classificação. Mas esses jogos acabam se tornando perigosos. O adversário não tem nada a perder.
E ainda pode até ser que receba aquele tradicional incentivo do concorrente, no caso o Batatais. Mas é bem difícil, até pela situação financeira que se encontra o time do Mister João Carlos.
É bom deixar claro que pode ser um jogo de paciência. Um empate tira o Independente da competição. Só a vitória interessa.
O São Carlos não terá o bom atacante Dudu Black, que foi para o União São João. Por outro lado, o lateral-esquerdo Emídio está de volta após cumprir suspensão no empate por 2 a 2 com o Guarulhos, em casa.
O São Carlos disputou três jogos fora de casa na atual Bezinha. Empatou sem gols com o Flamengo e perdeu para Guarulhos e Batatais, ambos por 2 a 0.
Segundo o historiador Kina Mercuri, Independente e São Carlos se enfrentaram 15 vezes na história. São cinco vitórias galistas, quatro empates e seis vitórias do time são-carlense. O alvinegro marcou 18 gols e sofreu 21.
No Pradão foram sete jogos, com três vitórias galistas, dois empates e duas vitórias dos visitantes. O alvinegro marcou 12 gols e sofreu 8.
O último duelo no Pradão foi registrado no dia 24 de junho de 2023. O Galo goleou por 4 a 0, gols de Zé Fernando (3) – o Vini Jr de Vila Esteves e um de Luiz Fernando.
Situação
A última rodada será disputada toda hoje, às 15h: Tupã x Santacruzense, Tanabi x Olímpia, Independente x São Carlos, Flamengo x Guarulhos, Ecus x Manthiqueira e Mauá x Mauaense.
Na classificação: Grupo 1: 1) Tanabi 18, 2) Assisense 12, 3) Santacruzense 11, 4) Tupã 10 e 5) Olímpia 1. Grupo 2: 1) Guarulhos e Batatais 13, 3) Independente 10, 4) Flamengo 7 e 5) São Carlos 6. Grupo 3: 1) Mauá 14, 2) Ecus 12, 3) Mauaense 11, 4) Manthiqueira 9 e 5) União Mogi 3.
Independente – Jonathan; Matheus Oliveira, Léo Lopes, Gabriel Hilário e Baxola; Eduardo Processo, Prado e Luan; Cauã Andrade, Juan Mosquera e Menezes. Técnico – Lúcio Borges.
Assistentes – Osvaldo Apipe de Medeiros Filho e José Lucas Cândido de Souza.
Local – Pradão, às 15h.