O Independente tem um novo reforço. Ele não defende e muito menos faz gols, mas pode ajudar na recuperação dos jogadores. Trata-se do médico boliviano Juan Carlos Campos Delgadillo, de 34 anos.
Dr Juan é clínico geral, emergencista, vai se especializar em medicina esportiva e está em Limeira há mais de quatro anos. Trabalhou no posto de saúde do Parque Hipólito e agora está no Jardim Aeroporto.
No ano passado, seu companheiro de profissão Leandro Marchi o convidou para trabalhar no Independente. Chegou a substituí-lo algumas vezes nas partidas realizadas no Pradão. Ficou até na ambulância. Agora, virou fixo no clube, motivo de comemoração por parte do gerente de futebol Almir Dionísio.
A história do Dr Juan poderia virar tranquilamente um filme e pasmem, romântico. Para começar, nasceu em Santa Cruz de La Sierra, mas sua família se encontra morando em Barcelona, na Espanha.
Se formou em 2013. No ano seguinte, teve sua primeira oportunidade no futebol. Foi o médico do Sport Boys, da cidade de Warnes, vizinha a sua. Logo em seu primeiro ano, foi campeão boliviano – hoje o clube está na 2ª Divisão.
Com a conquista, seu time ganhou uma vaga para disputar a Taça Libertadores da América (enfrentou inclusive o Atlético/MG). Ao mesmo tempo, Delgadillo integrava um projeto de medicina esportiva que praticamente tinha sido aprovado pela seleção boliviana.
A carreira estava decolando. Mas aí entrou nessa história a doutora Jaqueline Lima, uma brasileira nascida no Acre, que literalmente “roubou” o coração desse boliviano.
Ou ele seguia trabalhando no Sport Boys, que ofereceu até um aumento salarial para sua renovação, e estreava na seleção boliviana, ou viajaria para o Brasil junto com a companheira.
“Era pegar ou largar. Não poderia ficar com tudo. Meu amor por ela foi maior do que o esporte. Peguei minhas coisas e vim para o Brasil. E não me arrependo. Estamos juntos há dez anos e temos nossa filha, a Heloísa de pouco mais de um ano. Faria tudo novamente”, declarou, todo apaixonado.
Quis o destino que o Dr Juan voltasse a trabalhar com o futebol. Depois de um ano no Acre e outra temporada em Santa Cruz do Sul, onde conseguiu completar sua especialização em medicina, ele acertou com o Independente. Facilitou o fato de sua esposa também atuar em Limeira, como clínica geral e fazendo residência em ginecologia em Piracicaba.
Torcedor do Blooming, da Bolívia, Dr Juan Delgadillo ganhou o chamado “up” na carreira. “Tava faltando isso em minha vida. Sempre gostei de futebol. Agradeço o Independente por ter aberto as portas para mim”, destacou.