O Independente está vivendo o melhor momento da temporada. A arrancada com quatro vitórias seguidas no returno do Campeonato Paulista da Segunda Divisão levaram o Galo à segunda fase.
Hoje, às 16h, o time de Lúcio Borges recebe o Mauaense, no Estádio Comendador Agostinho Prada, pela primeira rodada do quadrangular. Expectativa para um público superior a mil torcedores (ingresso a R$ 20).
Em seguida, serão dois jogos fora de casa contra Tanabi e Assisense. Os times jogam entre si em turno e returno e passam os dois melhores.
Nem o torcedor mais otimista esperava pela classificação. Afinal de contas, o alvinegro somou apenas um ponto no primeiro turno, com um empate e três derrotas.
A chegada de Lúcio Borges mudou esse patamar. O time ganhou confiança. Os jogadores se uniram ainda mais e as vitórias começaram a surgir. Primeiro, uma goleada de 4 a 2 no Flamengo, em Guarulhos.
Depois, uma vitória apertada frente ao Batatais por 1 a 0, no Pradão. No desafio mais complicado, outra goleada em Guarulhos, desta vez diante do líder por 4 a 1, com direito a três gols do colombiano Juan Mosquera.
Mas a cereja do bolo estava por vir. Era preciso derrotar o São Carlos na última rodada para confirmar a boa fase e carimbar o passaporte. O Pradão recebeu seu maior público (700 presentes).
O lanterna saiu na frente logo aos 6 minutos e nem isso abalou os galistas, que viraram ainda no primeiro tempo. A goleada de 5 a 1 foi natural, sem sofrimento, com dois gols do xerife Gabriel Hilário, dois contra e um do maestro Luan.
O Independente entra muito forte nesta fase. É o time a ser batido, a exemplo do Tanabi, que venceu sete dos oito jogos. É o dono da melhor campanha até aqui.
Agora, o Independente não tem que correr mais atrás. É uma nova fase, tudo zerado, sem aflição. Agora é um outro campeonato, onde quatro equipes disputarão duas vagas nas semifinais.
Lúcio Borges e os jogadores esperam o apoio que vem das arquibancadas. A torcida promete fazer uma grande festa, dentro e fora do estádio. Tudo está pronto para o Independente lutar pelo acesso. Seria um grande presente para esse elenco valente, que não se abateu em nenhum momento.
Pena que o time não estará completo. Juan Mosquera esqueceu que estava pendurado e que o Independente goleava o São Carlos por 4 a 1. Deu uma solada desnecessária no adversário e recebeu o terceiro cartão amarelo. Foi seu terceiro. Fará falta, até pelo seu estilo brigador.
O treinador galista testou vários jogadores na função, mas ao que parece, o escolhido seria a menor aposta. Trata-se do novato Allan Venâncio, destaque do Independente no Paulista Cup Sub-20.
O centroavante teve apenas uma chance com Lúcio Borges e correspondeu à altura. Foi exatamente na sua estreia contra o Flamengo, em Guarulhos, quando entrou e marcou o quarto gol galista, após assistência de João Victor.
O Mauaense tem apenas uma vitória como visitante nesta Bezinha. Foi exatamente no último jogo, quando bateu o Mauá por 3 a 2 e se classificou. Nos três jogos anteriores foram dois empates (1 x 1 União Mogi e 0 x 0 Ecus Suzano) e uma derrota por 1 a 0 para o Manthiqueira.
O Mauaense foi o vice-líder do Grupo 3, com 14 pontos, um atrás do Ecus Suzano. Em oito jogos, venceu quatro, empatou dois e perdeu dois. Marcou 12 gols e sofreu 6.
Já o Independente foi o vice-líder do Grupo 2, com 13 pontos, um atrás do líder Guarulhos. Ganhou quatro partidas, empatou uma e perdeu três. Marcou 15 gols e sofreu 12.
Confrontos
Segundo o historiador Kina Mercuri, Independente e Mauaense se enfrentaram nove vezes na história. São cinco vitórias galistas, um empate e três vitórias do time de Mauá. O Galo marcou 14 gols e sofreu 12.
No Pradão são quatro confrontos, com duas vitórias galistas e duas dos visitantes. O Galo marcou cinco gols e sofreu seis.
O último confronto foi registrado em 14 de abril da 2007, pela Série A-3. E deu empate por 2 a 2, gols de Moraes e Jonathan. Curiosidade: os técnicos eram Claudemir Peixoto (Galo) e João Vallim (Mauaense).
Faz cinco jogos que o Independente não perde para a Mauaense: são quatro vitórias e um empate.
A 2ª fase foi aberta ontem com Assisense x Tanabi. Hoje, às 10h – Mauá x Guarulhos e às 16h – Independente x Mauaense. Amanhã, às 10h – Batatais x Ecus Suzano.
Independente x Mauaense
Independente – Jonathan; Matheus Arjona (Matheus Oliveira), Léo Lopes, gabriel Hilário e Baxola; Eduardo Processo, Prado e Luan; Cauã Andrade, Allan Venâncio (João Victor) e Menezes. Técnico – Lúcio Borges.
Mauaense – Diego Santos; André, Murilo, Douglas e Enzo; João Pedro, Kaique Kainã e Darlyson; John, Wesley e Lucas Andrey. Técnico – Fredson de Freitas.
Árbitro – Márcio Mattos dos Santos
Assistentes – Alex Alexandrino e Enderson Emanoel Turbiani da Silva
Local – Estádio Comendador Agostinho Prada, às 16h.