Um incidente que terminou com uma morte em uma linha de transmissão de energia elétrica, nas proximidades do bairro Cidade Universitária, em Engenheiro Coelho (SP), na tarde de quinta-feira (12), afetou o abastecimento de água em Limeira (SP).
A linha de transmissão é a fornecedora de energia para captação de água bruta do Rio Jaguari e a estação de bombeamento São Lucas, usadas pela BRK Ambiental de Limeira para o abastecimento de água na cidade. O trágico incidente deixou Limeira completamente sem abastecimento por 4 horas, fazendo com que os níveis dos reservatórios ficassem extremamente baixos.
De acordo com o que foi apurado pela reportagem do Rápido no Ar, um jovem, de 20 anos, acabou subindo na torre e se pendurou no local. A Companhia de Transmissão Paulista que é a Empresa Responsável pela operação da rede se posicionou sobre o fato através de uma nota – “A ISA CTEEP lamenta profundamente o incidente. Tão logo a companhia soube que a torre estava sendo escalada, prontamente, desligou a linha de transmissão e acionou o Corpo de Bombeiros para evitar um acidente elétrico. A empresa prestou todo suporte aos bombeiros na operação. A companhia informa que no momento em que a linha de transmissão foi desligada a carga era de 130 megawatts”.
A BRK Ambiental também enviou uma nota explicando que além das 4 horas de interrupção na captação de água, ocorrida pela falta de energia, uma manutenção emergencial foi realizada na manhã desta sexta-feira (13) na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Limeira, localizada no Parque Hipólito, o que suspendeu por duas horas o tratamento de água no município. A medida foi adotada em razão de um problema detectado no sistema de cloração da unidade; sistema fundamental e necessário para garantir a potabilidade e a distribuição de água com qualidade à população.
A situação do abastecimento na cidade se agravou nesta sexta-feira (13) também porque os níveis dos reservatórios do município ainda não tinham se recuperado completamente após uma parada de energia, por parte da Elektro, ocorrida entre a tarde e noite de ontem (quinta-feira) que interrompeu a captação de água bruta do Rio Jaguari e a estação de bombeamento São Lucas por quatro horas, suspendendo o tratamento e a distribuição de água.
O diretor de operações da concessionária, Rodrigo Dias, explica que as regiões que podem ser afetadas são as localizadas nas partes mais altas do município e abastecidas pelos reservatórios Gino, Limeirense, Nossa Senhora das Dores, Duque de Caxias e Roland. “Esses bairros podem ter o abastecimento comprometido caso os níveis dos reservatórios não sejam suficientes para atender a demanda de consumo dessas regiões”, afirma.
Técnicos da concessionária têm atuado desde o início da manhã com medidas operacionais, em monitoramento e manobras no sistema para minimizar os impactos e garantir a distribuição de água em todas as regiões do município.
A BRK Ambiental solicita aos limeirenses o uso sustentável e equilibrado da água, principalmente até que todo o sistema de distribuição esteja plenamente recuperado.
Para 15% dos bairros afetados, a normalização do sistema deve acontecer até sábado (14). E para outros 5% dos bairros a previsão é para o domingo (15). A relação completa dos bairros pode ser consultada no site da BRK Ambiental.
Quatro caminhões pipa já estão disponibilizados para atendimento dos pontos mais críticos, atendendo a chamadas de clientes e realizando o transporte de água da Estação de Tratamento de Água (ETA) até os reservatórios que apresentarem níveis mais baixos.
Para mais informações, ligue 0800 771 0001.