Um incêndio de grandes proporções em um canavial mobilizou equipes de combate ao fogo na noite desta terça-feira (22), em Limeira (SP). A fumaça espessa e avermelhada pôde ser vista de diversos pontos da cidade, especialmente nos bairros Campo Belo, Santa Eulália e Marajoara, deixando moradores em alerta.
Fogo atingiu área próxima a chácaras e antigo clube
De acordo com testemunhas que estiveram no local, as chamas estavam próximas a uma área com chácaras e ao antigo clube de campo da Inter de Limeira, nas imediações do condomínio conhecido como Pentagon. O incêndio se espalhou rapidamente pela plantação de cana-de-açúcar, e pelo menos seis caminhões de uma usina atuaram no combate ao fogo.
Ainda segundo relatos, o incêndio teria sido criminoso, descartando a hipótese de acidente. A área onde o fogo começou é utilizada para cultivo, e o tempo seco pode ter favorecido a propagação das chamas.

Fumaça causou preocupação entre os moradores
A nuvem de fumaça vermelha foi visível a quilômetros de distância, provocando apreensão entre os moradores da região. Muitos pensaram inicialmente que se tratava de um incêndio em áreas residenciais. A rápida resposta da equipe da usina evitou que o fogo atingisse construções vizinhas.
Não há registro de feridos ou de danos a imóveis até o momento. O Corpo de Bombeiros não foi acionado oficialmente, pois o controle do incêndio ficou a cargo da equipe da usina.
Alerta para denúncias e riscos à saúde
Moradores próximos foram orientados a não tentar combater o fogo por conta própria e a manter portas e janelas fechadas para evitar a inalação da fumaça. Casos de queimadas irregulares ou incêndios suspeitos devem ser denunciados diretamente à Defesa Civil ou à Guarda Civil Municipal.



