As queimadas, em especial em períodos com poucas chuvas, geram inúmeros problemas para o meio ambiente – afetam a qualidade do ar e consequentemente a nossa qualidade de vida. Além disso, prejudicam também os animais e a vegetação. Por este motivo, os alunos da Escola Estadual Octávio Pimenta Reis participaram de atividades de educação ambiental sobre o tema nos dias 2 e 9 de setembro.
A equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, da Prefeitura de Limeira, conversou com 83 alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental e tirou dúvidas. Os estudantes também receberam orientações sobre uso consciente da água. A ação foi desenvolvida em espaço aberto, com distanciamento e uso de máscara, seguindo os protocolos de segurança em razão da pandemia de Coronavírus.
A secretária Simone Zambuzi afirma que a educação ambiental é importante para promover a conscientização tanto nos alunos quanto em toda a comunidade escolar. “Nosso foco é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, que também atuem como multiplicadores dessas informações junto a sua família e amigos”, fala. Simone frisa que as queimadas na área urbana geralmente ocorrem com o objetivo de limpeza de terrenos vazios. “Essa prática, além de crime ambiental, é danosa para o meio ambiente e para a nossa saúde”, ressalta. É necessário realizar denúncias pelo 156, 153 (Guarda Civil Municipal) ou 199 (Defesa Civil).