O processo de duplicação do viaduto Paulo Natal em Limeira ganhou um novo impulso nesta terça-feira (2), com o início do içamento das 20 vigas de concreto protendido. Essas estruturas, fundamentais para a sustentação do viaduto, têm 36 metros de comprimento e pesam 60 toneladas cada, o equivalente a 66 carros populares.
Para realizar essa operação complexa, quatro guindastes estão em ação no local. Dois deles estão no canteiro de obras para posicionar as vigas sobre as carretas, que as transportam até o topo do viaduto. Os outros dois guindastes são responsáveis pelo içamento das vigas da carreta, assentando-as sobre os dez novos pilares.
Nicola Manis Rodrigues, engenheiro da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que supervisiona a obra, informou que a capacidade é de instalar até cinco vigas por dia. Caso o tempo colabore, sem muitas chuvas, a expectativa é concluir esta etapa até sexta-feira (5). Após o içamento das vigas, o próximo passo será a colocação das pré-lajes.
O prefeito Mario Botion destacou a importância da obra: “Este é um marco significativo que trará diversos benefícios, especialmente para os moradores do Jardim Novo Horizonte e regiões adjacentes, impulsionando o desenvolvimento da área.”
Durante a operação, o viaduto Paulo Natal permanecerá interditado. As rotas alternativas para os caminhões e veículos de passeio incluem a Via Luiz Varga, Av. Gumercindo Araújo, Rodovia Dep. Laércio Corte (SP-147), Av. Eng. Antônio Lucato (Marginal Tatu) e Ponte Preta. Os desvios estão devidamente sinalizados, e os agentes de trânsito podem ser contatados pelos telefones 3441-2816 e 3441-5469 em caso de necessidade.