Foi inaugurada nesta quarta-feira (3), a horta comunitária localizada em uma área pública do Jardim Olga Veroni. O projeto foi idealizado pelo presidente da Associação de Moradores do Olga Veroni, Albert Henrique Neves, o Betinho, e pelo membro da entidade, Edson de Jesus, o Dinho. O gestor ambiental Carlos Pereira também atuou no projeto.
A horta faz parte do programa de parcerias entre a Prefeitura e a comunidade, trabalho que se espalhou pela cidade com mais de 50 ações – todas elas na área esportiva, com exceção agora da horta. Com as parcerias, a Prefeitura fornece material e a comunidade participa com a mão de obra.
A iniciativa da implantação da horta acabou solucionando um antigo problema na região. A área utilizada estava abandonada e muitas vezes servia como depósito de lixo. Revitalizado, o espaço teve o terreno planado e recebeu um alambrado, além de outros serviços. Culturas de verduras foram plantadas no local. O trabalho teve início há 45 dias.
APOIADO
A comunidade esteve presente e elogiou a inicitiva. “Ficou muito bom, o terreno aqui estava abandonado”, diz a auxiliar administrativa Gleide Lucia de Souza, moradora do bairro. “O mais importante é que o projeto terá a participação de crianças, que vão aprender desde cedo a praticar gestos positivos”, complementa. “A iniciativa é ótima. Um projeto muito bom”, declarou Severina Rosa da Conceição, dona de casa que mora no bairro Nova Conquista e que esteve presente na entrega da horta.
Crianças de duas escolas da região participaram da inauguração da horta. Elas fizeram plantios simbólicos e tiveram contato com o espaço. Moradores da região também compareceram.
Segundo Betinho, além do apoio da associação e de moradores, a horta foi implantada com o trabalho de 20 pessoas que são atendidas pelo projeto “Anjos da Noite”, voltado para moradores de rua.