Um vídeo com uma cena revoltante, gravado por popular, neste domingo (14), na Comunidade Renascer, em Piracicaba (SP), quando um homem agredia violentamente um cão da raça pitbull, com um pedaço de madeira, levou equipes da 2ª Dise/Deic à identificação, detenção dele, e retirada do cão da propriedade para que fosse tratado por um veterinário.
O motivo de tamanha brutalidade, segundo apuraram os policiais da unidade especializada, foi o fato de o cão ter matado galinhas e outros cães que eram do dono dele.
Ao tomarem ciência do vídeo nesta segunda-feira (15), logo pela manhã, os investigadores foram atrás do autor que, na chegada das equipes, não estava no local. Porém, ele foi localizado por meio de ligação telefônica e compareceu ao local.
Ele confirmou que, na data de ontem, havia agredido seu cão com pauladas, devido o animal ter matado uma de suas galinhas e que já havia também o agredido em outras oportunidades, em decorrência do animal ser agressivo e ter matado outras galinhas, além de três cães da família.
No local, foi apreendida a madeira utilizada para golpear o animal, sendo observado que este mancava e tinha um grande edema na parte traseira do corpo.
Os policiais acionaram a equipe de Bem Estar e Saúde Animal, da Prefeitura de Piracicaba, composta por um Médico Veterinário, o qual atestou as lesões e recolheu o pitbull para que fosse submetido a exames e ser devidamente medicado.
A equipe da prefeitura também recolheu um segundo cão, de porte pequeno, o qual era mantido trancado no barraco, para que o pitbull não o atacasse.
O tutor foi levado à sede da Deic, ouvido pelo delegado Demetrios Gondim Coelho e confessou formalmente as agressões. Mas, por não se encontrar em estado flagrancial, ele foi liberado conforme determina a lei vigente e responderá pelo crime de maus tratos. O pedaço de madeira foi apreendido.
A equipe da vereadora Alessandra Bellucci acompanhou as diligências.




