No desfecho de um flagrante que chamou atenção na Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), onde um casal, anteriormente detido por transportar ilegalmente um sagui e uma cobra, foi multado em R$ 32.700,00. A ação, parte da “Operação Impacto”, ocorreu no km 159 + 900, próximo à praça de pedágio, onde a equipe de Policiamento Ambiental, solicitada pela Polícia Militar Rodoviária, realizou a abordagem.
O caso, inicialmente noticiado em um flagrante que envolvia o transporte não autorizado de um sagui-de-tufos-pretos (Callithrix penicillata) e uma cobra corn snake (Pantherophis guttatus), culminou na aplicação da multa por reincidência, conforme os Artigos 25, parágrafo 3, inciso III, 26 e 29 da Resolução SIMA 005/21. A legislação visa coibir a prática ilegal de transporte de espécies silvestres, enfatizando a proteção da biodiversidade.
Após a detenção, os fatos foram apresentados à autoridade competente. O homem permaneceu detido, enquanto a mulher envolvida na ocorrência foi liberada. Os animais encontrados, agora sob cuidados especializados, foram destinados ao zoológico de Limeira, garantindo a eles um ambiente adequado e seguro.