Na manhã de domingo (14), um homem de 23 anos, identificado como Elosmar Franco de Barros, causou um tumulto ao usar uma retroescavadeira para arrastar carros e motos após o penúltimo dia da Vaquejada de Juazeiro do Norte, uma tradicional festa no interior do Ceará. O incidente deixou várias pessoas feridas e resultou na prisão preventiva do suspeito.
Segundo a Polícia Militar, Elosmar estava embriagado, conforme constatado por exame da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Ele dirigiu a retroescavadeira para “abrir passagem” no trânsito congestionado na saída do estacionamento da vaquejada, na Rua Paizinho Sabiá. Vídeos gravados por testemunhas mostram o momento em que ele passa por cima de vários veículos, causando principalmente danos materiais.
Uma das vítimas foi levada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com suspeita de fratura no pé. Pelo menos sete carros e uma motocicleta foram atingidos. Daniel Oliveira, um dos motoristas prejudicados, relatou que estava saindo da festa quando foi surpreendido pela máquina. “Ele não esperou e resolveu passar por cima dos carros. Colidiu com os seis que estavam à minha frente”, disse Daniel, acrescentando que sua esposa, irmão e cunhado conseguiram sair do carro a tempo.
A Prefeitura de Juazeiro do Norte informou que Elosmar é funcionário da empresa GR Máquinas, que presta serviços ao município. Em nota, declarou que o dono da empresa foi notificado para tomar as devidas providências.
O suspeito foi levado à Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, onde foi autuado com base no artigo 163 do Código Penal (dano) e no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (embriaguez ao volante).