Um homem foi preso nesta quarta-feira (15) pela Guarda Civil Municipal de Americana (GAMA) após denúncias de maus-tratos contra 8 animais em Americana (SP).
A Guarda foi acionada para investigar um possível caso de maus-tratos. Ao chegar no local e ouvir a denunciante, a equipe realizou diligências na residência do acusado, que cooperou com a fiscalização. No imóvel, foram encontrados oito animais, sendo uma cadela pastor-belga de malinois com três filhotes, um cachorro pastor-belga de malinois, um pastor-alemão, um cachorro dobermann e um husky siberiano.
Todos eles estavam em condições aparentemente precárias, em um ambiente pequeno, sujo e com odor forte. Os animais aparentavam estar doentes e magros.
Uma veterinária foi chamada e confirmou os maus-tratos aos animais, emitindo um laudo que foi anexado ao Boletim de Ocorrência.
As partes foram levadas à Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde a autoridade de plantão requisitou perícia científica no local. O tutor dos animais foi preso em flagrante e permaneceu à disposição da Justiça.
Os animais foram resgatados e encaminhados para a clínica veterinária da “Associação Animais Têm Voz”. No total, foram recolhidos cinco adultos e três filhotes, que foram entregues à ONG sob os cuidados da Roberta Lima, responsável pelo resgate.
Vale ressaltar que no dia 4 de janeiro de 2023, a Guarda Municipal de Americana já havia atendido uma ocorrência no mesmo local envolvendo o mesmo indivíduo.