Um homem, de 38 anos, foi morto pelo vizinho na noite desta segunda-feira (2) com um tiro na cabeça após soltar rojões na Vila Balnearia, em São Bernardo do Campo, ABC Paulista.
Segundo o boletim de ocorrência, o engenheiro Francisco Nicolas Lopes Filho estava com familiares na rua soltando fogos de artifício quando o idoso, de 74 anos, caminhou até o grupo segurando uma arma. A irmã da vítima relatou que eles soltavam rojões para comemorar a melhora da mãe no tratamento contra o câncer de mama.
Ao se aproximar da família, o idoso fez ameaças e disse que tem animais que estavam apavorados com o barulho dos fogos. Em seguida, ele mandou todos se deitarem no chão e disparou na cabeça da vítima. “Atirou, virou e saiu andando. Achei que ia matar todo mundo e corremos para dentro de casa”, relata a irmã de Francisco.
Francisco foi encaminhado para a UPA Riacho Grande, mas não resistiu ao ferimento e faleceu. À Polícia Militar, depois do crime, o idoso alegou que o barulho estava assustando seus animais, porém, ele negou o disparo e disse que tinha uma “arma de chumbinho”, que foi encontrada na sala da casa.
Em depoimento, o idoso ainda alegou que foi para a praça com a arma para confrontar os vizinhos, mas que não se lembrava de disparo algum. Ele foi preso em flagrante.
Na delegacia, as testemunhas afirmaram que não se deitaram ao chão no momento do crime e que a vítima foi atingida de pé.
A irmã de Franciso relatou que ele planejava se casar neste ano. A noiva o aguardava na Alemanha quando soube do assassinato, mas não conseguiu chegar a tempo para o enterro.