Um homem deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento na região do Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo, na última quinta-feira (21) com um ferimento no nariz após realizar uma “rinoplastia caseira” guiado por vídeos da internet.
O paciente teria usado álcool 70% para higienizar a região do nariz durante o procedimento e não utilizou luva nem limpou o sangue “para não abrir os pontos”, mas utilizou um anestésico veterinário. De acordo com o homem, ele finalizou o procedimento com “sutura com fio absorvível e super-bonder”.
De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o paciente precisou ser encaminhado ao Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha, para limpeza do ferimento no nariz e, também, foi orientado a receber atendimento psicológico.
Vídeos sobre como fazer procedimentos caseiros para afinar o nariz, divulgados como “rinoplastias caseiras”, têm viralizado em redes sociais como o YouTube.
Médicos alertam que técnicas caseiras para afinar o nariz são ineficazes, podem piorar a aparência e acarretar complicações graves, como necroses, infecções, obstrução nasal e choque anafilático, podendo até mesmo levar à morte.
Em nota, o YouTube Brasil informou que todo os conteúdos devem seguir as Diretrizes de Comunidade, “e não permitimos material que incentive atividades perigosas com risco de danos físicos graves ou de morte. Contamos com uma combinação de sistemas inteligentes, revisores humanos e denúncias de usuários para identificar conteúdo suspeito e remover o que esteja em desacordo com nossas políticas assim que localizado”.
A plataforma ainda afirma que os vídeos com procedimentos caseiros de rinoplastia está sendo analisados.