A Guarda Civil de Piracicaba recebeu nesta semana novas viaturas destinadas ao grupamento da Patrulha Rural. São duas caminhonetes Chevrolet S10 4×4, equipadas com sinalizador acústico e visual, iluminação de LED, alto-falante, grafismo, para-choque de impulsão, repartição para ferramentas e kit de primeiros socorros, estribos laterais sobressalentes, rastreador, suporte de armas longas, dentre outros equipamentos.
Os veículos foram adquiridos por meio de emenda aprovada em 2020, pelo Projeto de Lei 156/2020 de autoria do vereador Laércio Trevisan, no valor de R$ 400 mil. A compra de uma terceira unidade, também destinada à Patrulha Rural, já está em andamento, no valor de R$ 258 mil, esta por meio da emenda do ex-senador Major Olímpio, falecido neste ano.
“Com as novas viaturas iremos aumentar o patrulhamento que já realizamos nas estradas que compõem a área rural, melhorando nosso desempenho, oferecendo mais conforto e segurança à população”, observou o GC Matias, encarregado do Grupamento Rural.
Os veículos, que estarão nas ruas a partir de segunda-feira, 29/11, serão utilizados para atender ocorrências de roubo e furto, combatendo a criminalidade, mantendo a ordem pública, percorrendo as regiões mais afastadas e as estradas vicinais do município, incluindo locais de difícil acesso na área rural.
As novas viaturas fazem parte da modernização e ampliação da frota e outros investimentos da GCMP, como armamentos e tecnologia, fundamentais para garantir a presença da corporação nas ruas, bem como a qualidade dos serviços prestados à população.
“As novas viaturas são de extrema importância para o grupamento e para a corporação, nossa frota está passando por readequações e esses veículos chegaram em boa hora. São veículos modernos, adaptados para armas longas e para colocação de tablets”, explicou o comandante Sidney Nunes.
Criada em 2002, a Patrulha Rural de Piracicaba faz parte da estrutura da Prefeitura para a realização do trabalho de segurança pública. O grupamento conta com veículos específicos, pessoal treinado. Atua em toda região municipal e tem por objetivo manter a segurança na área rural, a fim de prevenir e reprimir delitos em sítios, fazendas, escolas e condomínios, dentre outros locais.