A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba passa a contar com mais oito carabinas calibre .40 e quatro escudos balísticos, para utilização em ações de proteção e defesa. A entrega dos equipamentos ocorreu na manhã desta terça-feira (14), durante ato na Prefeitura de Sorocaba. O material foi adquirido a partir de emenda parlamentar destinada pela deputada federal Katia Sastre, exclusivamente para investimento em segurança pública.
O prefeito Rodrigo Manga recepcionou, em seu gabinete, a deputada, que é policial militar, ocasião em que ocorreu a apresentação dos equipamentos e das armas e houve a formalização da entrega deles à GCM. Eles estiveram acompanhados do secretário de Segurança Urbana, Cel. Vitor Gusmão; do comandante da GCM, Henrique de Agrella; do comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior (7º BPM/I), tenente-coronel Fernando de Agrella, e da responsável pelo Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (Cadi), Jessica Pedrosa.
Também marcaram presença os secretários municipais Samyra Toledo (Governo – Segov), Paulo Henrique Marcelo (Planejamento – Seplan), Robson Coivo (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo – Sedettur), Darwin José de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Sepo), Fernanda Burattini (Comunicação – Secom) e Marcio Carrara (Educação – Sedu), além do chefe de Gabinete, André Moron.
“Essa ação faz parte de um projeto muito maior que vamos colocar em prática, para reestruturação da GCM, que consiste em dar cada vez melhores condições de trabalho à Corporação. Ainda, planejamos a criação de um Plano de Carreira na Guarda e o aumento do efetivo”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.
Segundo o secretário de Segurança, os novos equipamentos recebidos pela GCM garantem mais proteção e defesa aos guardas em ações críticas e, paralelamente, na preservação da segurança dos cidadãos. “Terão um poder de defesa e reação mais forte e adequado, principalmente em ocorrências envolvendo agressores armados, e em apoio à PM. São escudos resistentes a tiros e carabinas com maior poder de fogo”, explicou.
Os novos equipamentos serão utilizados, especificamente, por guardas que integram a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), da GCM. Em um primeiro momento, eles passarão por treinamento especializado, a partir da próxima semana. “Cada um será submetido a 40 horas de instrução teórica e prática, na sede da GCM e em estande de tiro”, detalhou o comandante da GCM.
Mais investimentos
Na ocasião, ainda, o prefeito entregou ofício à deputada Katia Sastre, solicitando investimentos para a aquisição de sistema de videomonitoramento inteligente, que vai integrar o projeto do Centro de Operações Integradas (COI), a fim de unificar as informações coletadas pelas câmeras instaladas na cidade, que serão compartilhadas com todas as forças de segurança pública do município.
“A segurança pública é minha principal bandeira de atuação e estamos à disposição dos municípios para ajudar, no que por possível, na implantação de políticas públicas, sobretudo, nessa área. Estamos tentando atender ao maior número possível de municípios”, completou a parlamentar.