A Guarda Civil do Município de Piracicaba (GCMP) completa 121 anos de existência no dia 25 de abril. Para celebrar o aniversário, a corporação preparou uma cerimônia solene que será realizada nesta terça-feira (23), a partir das 8h, no Teatro Erotides de Campos, localizado no Parque do Engenho Central. O evento vai contar com a presença de autoridades do governo municipal, Legislativo, Judiciário, representantes das forças de segurança municipal e estadual.
Atualmente, a GCM tem um efetivo de 362 guardas, sendo 61 mulheres, com grupamentos Ciclístico, Canil, setor de Direito Animal, setor de Trânsito, os pelotões Ambiental e Escolar, as patrulhas Rural e Maria da Penha, a Central de Operações (COP) e Central de Monitoramento Eletrônico (Cemel), além da Corregedoria, Ouvidoria, as viaturas de área, a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e Ronda Ostensiva Motorizada (ROMO).
Para o comandante da GCM, Sidney Miguel da Silva Nunes, as palavras que definem o aprimoramento da gestão da segurança pública municipal nos últimos anos são informatização e integração. “Assim que eu assumi, eu via a necessidade de se informatizar a Guarda. Muitas vezes o Ministério Público, o sistema judiciário solicitava um documento pra nós e a gente não tinha uma agilidade nesse atendimento e, em alguns casos, chegamos a levar dois dias para atender. Hoje, isso é pedido e a gente atende de imediato, o que facilitou muito o nosso trabalho.”
A ferramenta Sincad, software de gestão da Guarda, foi implantada em 2023 integrando todos os dados da corporação de forma digital, como registros de ocorrências, permitindo a produção de relatórios estatísticos com diferentes filtros, facilitando o planejamento de ações de segurança pública. O sistema também permitiu o lançamento de aplicativos, como o botão de emergência S.O.S Mulher Piracicaba, que permite às mulheres com medidas protetivas acionarem a Guarda imediatamente em casos de risco.
CORPORAÇÃO – A GC está presente de maneira fixa em diversos equipamentos públicos, como o Centro Cívico, a Câmara Municipal, Unidades de Pronto Atendimento e em quatro inspetorias regionais localizadas em Santa Teresinha, Noiva da Colina, Pauliceia e na Rua do Porto, além da Sala Maria da Penha, localizada no prédio administrativo ao lado do Terminal Central de Integração (TCI), na avenida Armando de Salles Oliveira, 2001.
Além do trabalho de patrulhamento e prevenção, a GCM desenvolve outros projetos sociais, como a Banda da Corporação, que se apresenta em eventos cívicos do município e outras comemorações; o Programa Guarda Civil Educação é Prevenção (GCEP), que leva para os alunos dos 5º anos do ensino fundamental nas escolas informações importantes e sensíveis para a vida em sociedade.
Também existem dois projetos sociais da academia da Guarda Civil, sendo que um deles oferece de forma gratuita aulas de jiu-jitsu e defesa pessoal para crianças, adolescentes e adultos. O outro é o Em Forma Com a Guarda, que promove ações de atividade física na Academia e no Parque da Rua do Porto.
A sede da corporação está localizada na rua Benedito Bonzon Penteado, 645, Bairro Verde, e a população pode acionar a GCMP por meio do telefone 153.