Uma grande operação conjunta entre a Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Piracicaba e a Polícia Militar resultou na apreensão de uma carga significativa de entorpecentes na tarde deste sábado (31), na zona rural próximo ao km 200 da Rodovia Samuel de Castro Neves. A ação resultou na prisão de quatro indivíduos e na apreensão de drogas, veículos e celulares.
Durante patrulhamento de rotina, agentes da VTR Rural 95 da GCM, composta pelos GCMs Matias, Rafael e Jeferson — ouviram disparos de arma de fogo, possivelmente relacionados à atividade de caça, comum na região. Ao investigar, a equipe encontrou uma caminhonete Mitsubishi L200 Triton de cor prata estacionada em atitude suspeita. Ao se aproximarem, constataram que o veículo estava carregado com uma grande quantidade de substância semelhante à maconha.
Diante da situação, foi solicitado apoio imediato de outras viaturas da GCM, da Polícia Militar e da Defesa Civil. Enquanto aguardavam a chegada do reforço, os guardas observaram a aproximação de um veículo e, logo depois, dois indivíduos caminhando na direção da caminhonete. Após ordem de parada, um deles, identificado pelas iniciais M.T.F.G., permaneceu no local, enquanto o outro, C.E.C.G., tentou fugir, mas foi detido em seguida.
Com a chegada das equipes de apoio — incluindo as ROMUs Motorizadas 02 e 92, a VTR do Canil 88, a VTR 39, a VTR Oficial do Dia 43 e da Polícia Militar com a viatura 12309 e apoio inclusive do helicóptero Águia — foi realizada uma varredura na área. M.T.F.G. foi localizado escondido em uma mata próximo do local. Dentro de um Fiat Palio também vistoriado foram encontrados mais pacotes da mesma substância.
A operação resultou na apreensão de:
• 662 tijolos de maconha, totalizando 682 quilos
• 90 pacotes de skank, somando 50 quilos
• 2 veículos, incluindo a L200 Triton, que após consulta foi constatada como produto de crime
• 2 aparelhos celulares
• 4 indivíduos presos
Enquanto a ocorrência era apresentada na delegacia de plantão ao delegado Dr. Alex, os policiais da VTR 12309 (CB Rodrigues e SD Xavier) conseguiram abordar mais dois suspeitos, identificados pelas iniciais D.N.C. e L.M.M., que foram posteriormente ligados à ocorrência. Ambos também permaneceram detidos.
Todos os envolvidos estão à disposição da Justiça.
Equipes envolvidas:
• GCM Piracicaba:
o VTR Rural 95: GC Matias, GC Rafael, GC Jeferson
o ROMU Motorizada 02: GC A. Oliveira, GC Tubardini
o ROMU 92: GC Bottene, GC Miranda, GC Abreu
o VTR 39: GC L. Zanardo, GC Harley
o VTR Canil 88: GC Geison, GC Alex
o VTR Oficial do Dia 43: Subinspetor R. Silva, GC Gali
o Defesa Civil: GC Célio
• Polícia Militar:
o VTR 12309: CB Rodrigues, SD Xavier
o Aeronave Águia da PM