Desde o início do mês de dezembro a Guarda Civil Municipal – GCM – de Rio Claro (SP) apreendeu 40 motocicletas que eram usadas para a perturbação de sossego da população, sendo muitas delas com adulteração de equipamentos ou falta deles. A última grande fiscalização ocorreu nas proximidades do Natal.
Em meio a essas motos, segundo a GCM, estavam várias provenientes de leilão, além daquelas furtadas ou roubadas que foram recuperadas. O secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil, José Gustavo Viegas Carneiro, destacou o trabalho realizado pela Guarda Civil durante esse período, com o número expressivo de apreensões minimizando o problema.
Para as festividades de Ano-Novo, a orientação para a população é que os festejos ocorram dentro da ordem pública. Havendo excessos, de acordo com ele, serão coibidos pelas forças de segurança.
A comandante da Guarda local, Joelma Borges Assunção da Silva , também orienta a população quanto à realização dos “rolezinhos”, caso haja ciência dessa prática, para que faça denúncias através do e-mail da GCM [email protected] ou direto no 153 (telefone de emergência).