O prefeito Mario Botion coordenou na manhã desta segunda-feira (23) mais uma reunião do Grupo Técnico de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus, o Covid-19, em Limeira. O encontro ocorreu na sede da prefeitura (Edifício Prada) e contou com a participação de representantes de hospitais públicos e particulares da cidade (Humanitária, Santa Casa, Medial e Unimed), além do secretário de Saúde, Vitor Santos, e de diretores da pasta.
“Hoje avançamos muito para definir a estrutura do serviço de referência para atendimento aos casos mais graves de coronavírus em Limeira. Queremos diminuir a pressão sobre os hospitais, a partir da abertura dessa unidade”, disse o prefeito. Conforme anunciado na última sexta (20), houve consenso pela indicação do hospital Humanitária, onde será criada uma ala específica para o atendimento aos casos mais graves de Covid-19.
Inicialmente, essa ala, denominada Unidade de Referência de Covid-19 (URC), terá dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esse número de vagas subirá progressivamente, até que mais leitos sejam abertos. Hoje pela manhã, já foram iniciados os trabalhos para adaptação desse espaço.
Durante a reunião, houve a formação de subgrupos de trabalho, que atuarão em quatro segmentos: Grupo de Comando, Grupo Gestor, Grupo Operacional e Grupo de Vigilância em Saúde. O grupo de Comando será formado pelo prefeito e por presidentes dos quatro hospitais, a fim de avaliar a evolução da pandemia na cidade e tomar decisões técnicas, jurídicas e financeiras.
Já o Grupo Gestor, integrado pelo secretário de Saúde, Vitor Santos, e por diretores dos hospitais, definirá os protocolos e fluxo de atendimento, bem como, equipamentos, insumos e procedimentos necessários ao atendimento dos pacientes.
Caberá ao Grupo Operacional estruturar a Unidade de Referência de Covid-19 e demais serviços de saúde de acordo com as diretrizes anunciadas pelos grupos de trabalho, para tanto, reunirá a diretora de Urgência e Emergência da prefeitura, Maria Fernanda Olívio Dionizio e representantes dos hospitais.
E voltado ao estudo dos casos de coronavírus na cidade, o Grupo de Vigilância em Saúde atuará na identificação, notificação e investigação de pacientes com Doença Respiratória Aguda ocasionada pelo Covid-19. Farão parte desse segmento, o diretor de Vigilância em Saúde da prefeitura, Alexandre Ferrari, e infectologistas das unidades hospitalares.
Atualmente, o município tem 34 notificações de Covid-19, sendo 7 descartados e 27 casos suspeitos que aguardam resultado de exame laboratorial. Não há nenhum caso confirmado da doença até o momento.