Uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo à Prefeitura de Limeira obriga o Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Limeira (Sindsel) a manter, a partir desta quarta-feira (28), pelo menos 70% dos serviços essenciais em funcionamento. A categoria se mobiliza para tratativas salariais. A multa para o não cumprimento da liminar foi fixada em R$ 5 mil por dia.
Na decisão, o juiz Artur Marques da Silva Filho, relata que embora seja direito dos trabalhadores, a greve é medida excepcional, que exige, tanto dos servidores, quanto dos gestores públicos comportamento responsável a fim de que seja priorizado o interesse daqueles para quem se prestam os serviços, os cidadãos.
A Prefeitura de Limeira alega que devido as dificuldades financeiras e orçamentárias do município, está oferecendo 2,84% de reajuste dos servidores, percentual que corresponde a variação da inflação medida pelo IPCA de abril de 2017 a março de 2018. Os sindicatos da categoria reivindicam 12%. de reajuste. O que é contestado pelo Sindicato.
Durante a manhã de hoje o sindicato fez uma contraproposta de 8%, porém alega que o valor máximo oferecido está em 2,84.
Imagem: Adilson Silveira