Ciente de que a educação é um direito de todos, as escolas da Rede Pública Estadual e Municipal, anteciparam o período de matrículas para novos alunos, ou seja, aqueles que estão fora da escola. Segundo a Secretaria de Educação, a ação será realizada para atingir estudantes que, mesmo já estando aptos ao ensino, não se matricularam na rede pública.
Os pais e/ou responsáveis devem procurar a escola mais próxima da sua residência e realizar a matrícula entre os dias 23 de agosto a 17 de setembro. Os documentos necessários são certidão de nascimento e/ou documento de Identidade da criança (original e cópia); comprovante de residência do pai/mãe ou responsável legal (original e cópia); cartão de vacina da criança (cópia) e fotos 3×4 da criança.
De acordo com a pasta, as matrículas são para o ano letivo de 2022. A Secretaria de Educação ainda informa que este gesto de inclusão de ensino é dever do Estado, Município e da família e direito de todas as crianças e adolescentes, uma vez que o papel da escola é ajudar a construir conhecimento aos alunos e proporcionar um ambiente que estimule o desenvolvimento integral do indivíduo.