Nesta quarta-feira (23), o governador Tarcísio de Freitas sancionou o Projeto de Lei nº 655/2024, que autoriza a contratação de uma parceria público-privada (PPP) para a construção, operação e manutenção do Túnel Imerso Santos-Guarujá. A aprovação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) ocorreu em 9 de outubro.
O projeto, estimado em cerca de R$ 6 bilhões, será financiado por uma parceria entre o Governo de São Paulo, o Governo Federal e a iniciativa privada, sendo que 86% do aporte financeiro virá do setor público. O túnel, o primeiro submerso da América Latina, terá 1,5 km de extensão, com 870 metros submersos, e permitirá o tráfego de veículos, ônibus, caminhões, além de ter espaço para pedestres e ciclistas.
Segundo o governador, a obra vai atender a uma antiga demanda da população da Baixada Santista e dos visitantes do litoral, além de gerar 9 mil empregos diretos e indiretos durante sua construção. O projeto prevê que a travessia entre Santos e Guarujá será realizada em menos de cinco minutos.
Próximos passos
Na próxima segunda-feira (28), o novo traçado do túnel será apresentado aos moradores de Santos. O governo de São Paulo aguarda a aprovação do EIA-Rima para obter a licença ambiental e espera publicar o edital da PPP no segundo trimestre de 2025.