Os policiais militares da Ronda Escolar realizam a partir desta segunda-feira (9) a última etapa da capacitação voltada para o atendimento de alunos com deficiência. O treinamento será realizado durante três dias na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD).
Nesta etapa, cerca de 300 policiais que atuam diariamente no programa de policiamento escolar participam da capacitação. Com a conclusão do treinamento, todo o efetivo da Ronda Escolar estará preparado para prestar atendimento adequado e humanizado em situações de emergência envolvendo estudantes com deficiência.
A qualificação foi desenvolvida a partir da assinatura de uma resolução entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a SEDPcD, em abril, que criou um grupo de trabalho focado na implementação do programa, abrangendo a aquisição de equipamentos e treinamentos específicos para os policiais. A Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) está à frente desse trabalho.
“Com essa iniciativa do governo, os policiais terão mais uma ferramenta para atuar em caso de emergência, acolhendo os alunos de acordo com as necessidades específicas. Fora isso, nossa ideia com o treinamento é que os agentes da Ronda Escolar também tenham as condições para agir em situações do cotidiano, onde a intervenção de um policial seja necessária”, explicou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.
O projeto prevê que o programa da Ronda Escolar tenha viaturas adaptadas e identificadas para os atendimentos, além de kits de emergência equipados com materiais como colar cervical, luvas de contenção, protetores de cabeça e mochilas de resgate, assegurando um atendimento rápido até a chegada de serviços especializados, como Bombeiros ou Samu.