O Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES/SP), organiza o Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (13), abrangendo todos os 645 municípios do estado. Este esforço faz parte da campanha nacional de imunização contra a Influenza, o vírus que causa a gripe, visando atender 18,1 milhões de pessoas dos grupos prioritários.
Esses grupos incluem crianças até seis anos, gestantes, puérperas, e idosos, que são considerados mais suscetíveis às complicações da doença. A meta estabelecida é alcançar uma cobertura vacinal de 90% entre esses grupos, para minimizar os riscos de complicações, internações e óbitos relacionados ao vírus.
Segundo Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES, a vacinação é a principal estratégia de prevenção. “A vacina é segura e é a forma mais eficaz de se proteger contra a gripe, especialmente frente às constantes variações do vírus”, afirma.
O CVE já recebeu mais de 7,9 milhões de doses da vacina do Ministério da Saúde, e a campanha, que começou em 25 de março, continua até 31 de maio. O governo também lançou o portal “Vacina 100 Dúvidas” para responder às perguntas mais comuns sobre a vacinação e aumentar a conscientização sobre a importância da imunização.