A Operação Chuvas de Verão, que inicialmente terminaria nesta segunda-feira (31), foi prorrogada até o dia 15 de abril pelo Governo do Estado de São Paulo. A decisão foi tomada após reunião com os coordenadores regionais de Proteção e Defesa Civil, incluindo a participação do diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a entrada de uma frente fria no último dia 27 provocou acúmulo elevado de chuvas em diversas regiões paulistas, com previsão de novos temporais até pelo menos o dia 6 de abril.
“A medida foi tomada devido à entrada da frente fria, que resultou em altos volumes de chuva acumulada”, explicou Sidnei Furtado.
Municípios seguem em alerta
Com a prorrogação, todos os Planos de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PCPDC) nos municípios paulistas continuam válidos, com monitoramento 24 horas por dia e envio de alertas preventivos para a população.
A Defesa Civil de Campinas, além de manter vigilância sobre as chuvas, já prepara a Operação Estiagem, com treinamentos para agentes municipais, capacitação de moradores e articulação com o Corpo de Bombeiros e demais órgãos públicos.
Atendimento e orientações
A Defesa Civil de Campinas reforça que ocorrências devem ser registradas pelo telefone 199. O órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Governo, é responsável pelas ações do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SIMPDEC), promovendo a normatização e supervisão técnica sobre as medidas preventivas e emergenciais adotadas na cidade.