Nesta sexta-feira (27), Dia Nacional da Doação de Órgãos, o Governo de São Paulo lançou uma nova campanha de conscientização, destacando a importância de informar aos familiares e amigos o desejo de ser doador. O jornalista Pedro Bial, que também é doador, participa voluntariamente pelo segundo ano consecutivo como narrador do vídeo principal da campanha, que será veiculado em diversas mídias, incluindo TV, rádios, plataformas de streaming, redes sociais e outdoors.
A campanha enfatiza que, segundo a legislação brasileira, a autorização para doação de órgãos e tecidos deve ser concedida pela família após a morte. Por isso, o diálogo prévio com familiares é fundamental para garantir que o desejo de doar seja respeitado.
Manifestação na Carteira de Identidade Nacional
Uma novidade da campanha é a possibilidade de os cidadãos manifestarem o desejo de serem doadores na nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A escolha pode ser feita no momento da emissão do documento, disponível nos postos do Poupatempo de São Paulo. Essa atualização visa facilitar a comunicação do desejo aos familiares, reforçando a importância de registrar essa vontade de forma oficial.
Crescimento nos transplantes em São Paulo
Em 2023, o estado de São Paulo registrou um aumento de 5% nos transplantes de órgãos e tecidos em comparação ao ano anterior. O número de transplantes passou de 8.176 para 8.597. Até agosto deste ano, 5.566 transplantes já foram realizados em todas as regiões do estado.